Mateus de Aranda
O maestro Jorge Matta convida o musicólogo João Pedro d'Alvarenga a contextualizar e comentar a vida e obra de Mateus de Aranda (1495-1598), compositor, tratadista e teórico musical do século XVI, nomeadamente os dois tratados musicais “Tractado de canto Llãno” e “Tratado de canto mensurable” da autoria do compositor.
Resumo Analítico
Vista parcial da Sé de Évora, onde a produção e formação musical foi relevante nos Séculos XVI e XVII; ilustração a preto e branco do Cardeal D. Afonso; retrato de D. Manuel I; páginas da liturgia musical; o apresentador e maestro Jorge Matta entrevista João Pedro d´Alvarenga, sobre Mateus de Aranda, primeiro mestre de capela da Sé de Évora; atuação do Coro Gulbenkian, sob a direção de Jorge Matta, interpreta "Recordare Virgo" de Diogo Dias Melgás, no Grande Auditório da Gulbenkian; interior da Igreja de Santo Antão, onde Manuel Mendes, foi ordenado em 1575; O Coro Vocal Officium, com a direção de Pedro Teixeira, interpreta a antifona "Asperges me" de Manuel Mendes, na Sé de Évora; interior da Sé de Évora; páginas dos "Tractado de canto llano e Tractado de canto mensurable" impressos em 1533 e 1535, de Mateus de Aranda, na Biblioteca Pública de Évora; capa dos tratados; página de rosto do livro "Flores de mvsica" do padre Manuel Rodrigues Coelho; pauta musical do "Kirio do primeiro tom"; João Vaz, interpreta excerto de "Kirios de 1º tom" de Manuel Rodrigues Coelho, no orgão da Sé de Évora; planos do orgão. 14m16: Gravura de Duarte Lobo, mestre de capela; Coro Vocal Officium, sob a direção de Pedro Teixeira, interpreta "Audivi vocem" de Duarte Lobo, na Sé de Évora; claustro da Sé, onde funcionava o "Colégio dos moços do coro"; túmulo do bispo D. Pedro; o Coro vocal oficium, sob a direção Pedro Teixeira, interpreta "Missa non turbetur cor vestrum, Kyrie" de Filipe de Magalhães; grande plano da imagem da Virgem; o Coro Gulbenkian, interpreta "Salve Regina" de Diogo Dias Melgás.