Mário Cesariny e o Surrealismo

00:27:08

Álvaro Manuel Machado convida o historiador José Hermano Saraiva a comentar o seu livro “História Concisa de Portugal”, e entrevista o poeta e pintor Mário Cesariny de Vasconcelos sobre a sua obra literária e o movimento surrealista, nomeadamente as edições “Textos de Afirmação e de Combate do Movimento Surrealista Mundial" e “Titânia e a Cidade Queimada”.

  • Nome do Programa: Mário Cesariny e o Surrealismo
  • Nome da série: A Ideia e a Imagem
  • Personalidades: Álvaro Manuel Machado, José Hermano Saraiva, Mário Cesariny de Vasconcelos
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autor: Álvaro Manuel Machado. Produtor: Emídio Uva.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Álvaro Manuel Machado faz uma breve apresentação do tema do programa; destaque para o livro "História Concisa de Portugal" de José Hermano Saraiva; o historiador fala sobre a sua obra, a história de Portugal, o preço dos livros e os motivos que o levaram a editar um livro acessível à maior parte das pessoas. 09m20: Livro "La Révolution Surréaliste", de André Breton, primeiro manifesto do surrealismo; destaque para o livro "Textos de Afirmação e de Combate do Movimento Surrealista Mundial"; livro a ser folheado; Mário Cesariny sobre as suas obras; Livro: "Titânia e a Cidade Queimada", de Mário Cesariny. 21m20: Apresentação de publicações literárias estrangeiras: "América Latina", "Odes Elementares" de Pablo Neruda, com uma breve explicação do apresentador. 27m13: Revista Colóquio Letras (artigos: Mário Martins, Lucília Gonçalves Pires, Joban Jarnaes, José Carlos Seabra Pereira, Yvonne David-Peyre), Inédito de Manuel Laranjeira, Conto de Geraldo Mello Mourão; "Para Uma Análise de Comigo" de Manuel Laranjeira; "O Elemento Picaresco em Três Romances" de Fernando Namora; fotografia de Fernanado Namora; Álvaro Manuel Machado sobre uma evocação de Rodin.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .