Joaquim Letria – Parte I

00:43:19

Primeira parte do terceiro programa apresentado pelo jornalista Joaquim Letria, com entrevistas a Manuel António Teixeira, sobrevivente à derrocada de um edifício e trabalhador do Metro, e a Teresa Rita Lopes, Professora Catedrática da UNL, especialista em Fernando Pessoa e investigadora de mais uma parte do seu espólio, recentemente descoberto. Leitura de poemas do heterónimo Álvaro de Campos e actuações musicais.

  • Nome do Programa: JOAQUIM LETRIA
  • Nome da série: JOAQUIM LETRIA I
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Joaquim Letria, Teresa Rita Lopes
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria: José Nuno Martins, José Fialho Gouveia e Joaquim Letria Pesquisa: José Jorge Letria Direção musical: Pedro Osório Direção de produção: Thilo Krasmann Apresentação: Joaquim Letria Realização: António Carlos Rebesco
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Joaquim Letria apresenta coreografia com temática inspirada na dactilografia; 03m37: Bailarinos caracterizados de dactilógrafas e de patrão executam o "Bailado das dactilógrafas"; assistência aplaude. 07m31: Declarações de Manuel António Teixeira sobre a presença no prédio no momento do acidente, a derrocada do edifício, o tempo que passou soterrado, o comportamento e os pensamentos durante o período que esteve soterrado, a actuação das equipas de salvamento, o sentimento religioso, a mudança de local de trabalho por motivos de saúde, a responsabilidade dos motoristas, as distracções que podem ocorrer durante o trabalho, os motivos que o levaram a ir buscar uma pasta com documentos ao prédio, a consciência do perigo de derrocada e a reacção da família, declarações ilustradas com a actuação dos bombeiros e a saída do convidado dos escombros; assistência aplaude; banda residente a tocar. 20m34: Miguel Guilherme e José Pedro Gomes interpretam o sketch "Concurso: Responda se puder", interpretação acompanhada pelo coro residente; assistência aplaude. 24m54: Teresa Rita Lopes dialoga com Joaquim Letria sobre a publicação do inédito "Vida e obras do engenheiro" da autoria do heterónimo Álvaro de Campos, a existência de obras inéditas do poeta Fernando Pessoa, o objectivo de reconstruir a vida e obra do poeta, os heterónimos e o lugar da ficção na vida de Pessoa, os objectivos da publicação do seu livro "Pessoa por conhecer", a diferença entre falar de Pessoa e compreender a sua obra, o conhecimento integral da obra do poeta, a qualidade da exegese feita pelo heterónimo Álvaro de Campos no texto "Notas para a Recordação do meu Mestre Caeiro" e o carácter precursor deste heterónimo na poesia Neo-realista. 34m40: Diogo Dória declama os poemas "O Engenheiro Bêbado" e "Até Casado!", contidos no livro "Vida e obras do engenheiro", da autoria de Álvaro de Campos; assistência aplaude; banda residente a tocar. 37m11: Carlos Guilherme fala sobre o tema musical "Amor é cego e vê", as incursões do tenor Tomás Alcaide na música ligeira portuguesa, o seu trabalho na música ligeira portuguesa e a sua requisição pelo Teatro Nacional de São Carlos; assistência aplaude. 42m40: Carlos Guilherme interpreta o tema "Amor é cego e vê", com letra de Matos Sequeira e de Pereira Coelho e música de Amândio Rodrigues e de Afonso Correia Leite, interpretação acompanhada pelo coro e pela banda residentes; assistência aplaude; banda residente a tocar.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .