Joaquim Letria – Parte III

00:31:12

Terceira parte do terceiro programa apresentado por Joaquim Letria com entrevista a uma voluntária do Centro S.O.S. - Voz Amiga. Apresentação de sketches humorísticos interpretados pelos actores Miguel Guilherme e José Pedro Gomes e os "apanhados".

  • Nome do Programa: JOAQUIM LETRIA
  • Nome da série: JOAQUIM LETRIA I
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Joaquim Letria
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria: José Nuno Martins, José Fialho Gouveia e Joaquim Letria Pesquisa: José Jorge Letria Direção musical: Pedro Osório Direção de produção: Thilo Krasmann Apresentação: Joaquim Letria Realização: António Carlos Rebesco
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

01h07m21: Miguel Guilherme e José Pedro Gomes interpretam o sketch "Pedagogo" onde se publicita uma marca de tabaco sem fogo; assistência aplaude; banda residente a tocar. 01h08m22: Joaquim Letria dialoga com voluntária do Centro S.O.S. - Voz Amiga (serviço telefónico de ajuda no combate à solidão, ao sofrimento e prevenção do risco de suicídio) sobre o desejo de não revelar o rosto e o nome, a missão dos voluntários do Centro S.O.S. - Voz Amiga, o aumento da solidão na sociedade, os problemas das pessoas que contactam este serviço telefónico, a confidencialidade do serviço, o tipo de pessoas que contactam o serviço, as situações que levam as pessoas a telefonar, a escuta como forma de ajuda ao outro, os problemas de comunicação na família, a restrição das redes sociais dos idosos que vivem em cidades, o horário de funcionamento e os afazeres profissionais dos voluntários, a carga emocional do serviço, o afastamento de voluntários, as dificuldades económicas do Centro S.O.S. - Voz Amiga, a ligação entre o Centro S.O.S. - Voz Amiga e a Liga Portuguesa de Higiene Mental, o financiamento pelo Estado, o objectivo da existência do serviço, a consciência das necessidades emocionais dos outros, a recusa de estabelecer laços afectivos com as pessoas que contactam o serviço, o sentimento de satisfação, o apoio entre membros do grupo e a localização geográfica das chamadas; assistência aplaude. 01h26m35: Grafismos; Lisboa - apanhados: o actor Guilherme Leite interpreta um vidente que aborda os populares e, alegando uma suposta premonição, desaconselhando-os de seguir determinado caminho. 01h27m42: Joaquim Letria explica a situação retratada nos apanhados. 01h28m07: Grafismos; Lisboa - apanhados: Guilherme Leite continua a abordar populares, junto a praça; assistência aplaude. 01h33m27: Joaquim Letria despede-se dos telespectadores; banda residente a tocar e coro a cantar; bailarinas executam coreografia.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .