Homenagem ao Maestro Frederico de Freitas – Parte II

00:54:34

Segunda parte do programa homenagem ao maestro e compositor Frederico de Freitas (1902-1981), apresentado por Fialho Gouveia e Raúl Solnado, com a participação especial de Carlos Cruz. Inclui entrevistas a Consuelo Barona de Freitas, viúva do maestro, à actriz Maria Paula e a Luís Francisco Rebelo, Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, e as actuações musicais de Lenita Gentil, Verónica, Tonicha, Vera Mónica, Teresa Silva Carvalho, Rosa do Canto, Mara Abrantes, Natalina José, Maria Claro, José Viana, Ana, Carlos do Carmo, Milú, Teresa Tarouca, Vasco Barbosa, Grazi Barbosa, José António Correia, da Banda da Carris, e do Coro de Santo Amaro de Oeiras.

  • Nome do Programa: Homenagem ao Maestro Frederico de Freitas
  • Nome da série: E o Resto São Cantigas
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Fialho Gouveia, Raul Solnado, Carlos Cruz, Maria Paula, Luís Francisco Rebelo, Frederico de Freitas
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Raúl Solnado e Fialho Gouveia Produção: José Manuel Rodrigues Realização: Oliveira e Costa
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Fialho Gouveia apresenta o próximo tema; excerto da entrevista que o apresentador César de Oliveira fez ao maestro Frederico de Freitas no programa "A Feira": declarações do maestro sobre o início da sua carreira musical, os bailados escritos para o amigo Francis Graça e as composições de música ligeira escritas para as revistas "Água-Pé" e "A Ramboia"; entrevista intercalada com a viúva em estúdio. 47m03: Vera Mónica interpreta o tema "Lavadeiras de Caneças" com letra de Luiz da Silva e de Xavier de Magalhães e música de Frederico de Freitas; interpretação acompanhada de coreografia com personagens lavadeiras; assistência aplaude. 49m23: Carlos Cruz apresenta Luís Francisco Rebelo; Raúl Solnado e Carlos Cruz entrevistam Luís Francisco Rebelo sobre a ligação do maestro à Sociedade Portuguesa de Autores e o carácter eclético da obra do maestro. 01h00m24: Teresa Silva Carvalho interpreta "Novo Fado da Severa", com letra de Júlio Dantas e música de Frederico de Freitas; assistência aplaude. 01h04m26: Carlos Cruz apresenta "Zé Canal", personagem interpretada por Raúl Solnado; sketch humorístico interpretado por Raúl Solnado e com a participação de Fialho Gouveia e Carlos Cruz. 01h17m32: Pianista residente a tocar; excertos de temas de compositores homenageados ao longo da série: Rosa do Canto canta "Na minha aldeia, não há ódios mas estimas" de José Belo Marques; Vera Mónica interpreta "Maria Papoila" de Raúl Ferrão; alunos da Casa Pia de Lisboa interpretam tema musicado por Jaime Mendes; Mara Abrantes canta "Pomba Branca" de Max; Natalina José interpreta a marcha popular "Lá vai Lisboa" de Norberto de Araújo e de Raúl Ferrão; Maria Claro canta a "Canção da Costureirinha" de Fernando Carvalho; José Viana interpreta o tema "Fado do Cacilheiro" de Carlos Dias; Ana canta "Dia da Espiga" de Alves Coelho; Carlos do Carmo interpreta o tema "Canoas do Tejo" de Frederico de Brito; Milú canta "Cantiga da Rua" de António Luís Melo; Raúl Solnado interpreta tema musicado por João Nobre; Coro de Santo Amaro de Oeiras canta "Lisboa Antiga" de Raúl Portela; Teresa Tarouca canta "Ai Mouraria" de Frederico Valério; Tonicha interpreta "Arraial de Santo António" de Frederico de Freitas. 01h31m10: José António Correia na gaita-de-beiços, Vasco Barbosa no violino, Coro de Santo Amaro de Oeiras, artistas residentes e a Banda da Carris interpretam o tema musical "São João Bonito", com letra de António Lopes Ribeiro e música de Frederico de Freitas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .