Homenagem ao Maestro Frederico de Freitas – Parte I

00:42:41

Primeira parte do programa homenagem ao maestro e compositor Frederico de Freitas (1902-1981), apresentado por Fialho Gouveia e Raúl Solnado, com a participação especial de Carlos Cruz. Inclui entrevistas a Consuelo Barona de Freitas, viúva do maestro, à actriz Maria Paula e a Luís Francisco Rebelo, Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, e as actuações musicais de Lenita Gentil, Verónica, Tonicha, Vera Mónica, Teresa Silva Carvalho, Rosa do Canto, Mara Abrantes, Natalina José, Maria Claro, José Viana, Ana, Carlos do Carmo, Milú, Teresa Tarouca, Vasco Barbosa, Grazi Barbosa, José António Correia, da Banda da Carris, e do Coro de Santo Amaro de Oeiras.

  • Nome do Programa: Homenagem ao Maestro Frederico de Freitas
  • Nome da série: E o Resto São Cantigas
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Fialho Gouveia, Raul Solnado, Carlos Cruz, Maria Paula, Luís Francisco Rebelo, Frederico de Freitas
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Raúl Solnado e Fialho Gouveia Produção: José Manuel Rodrigues Realização: Oliveira e Costa
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Fialho Gouveia introduz o tema do programa; apresentação intercalada com fotografia de Frederico de Freitas. 02m02: Lenita Gentil interpreta "Tricanas de Aveiro" de Irmãos Unidos, interpretação acompanhada por coreografia de personagens camponesas com trajes típicos de Aveiro. 05m56: Carlos Cruz propõe Consuelo Barona de Freitas como sócia fundadora da Sociedade Portuguesa das Mulheres dos Autores Portugueses; Carlos Cruz e Fialho Gouveia entrevistam Consuelo Barona de Freitas sobre a forma como o casal se conheceu, a colaboração de Frederico de Freitas com o coreógrafo e bailarino Francis Graça, o seu casamento, as obras inéditas do marido, o carácter inovador da obra do compositor, a dedicação e o empenho profissional de Frederico de Freitas, a pensão de reforma, a descriminação sentida e o êxito da música ligeira popular "O Timpanas"; declarações intercaladas com fotografias de Francis Graça em actuação e de Frederico de Freitas com a esposa e em actuação, com o compositor Jaime Mendes na assistência, com cartaz das composições de Frederico de Freitas e com artigos de imprensa sobre o compositor. 26m07: Raúl Solnado interpreta "Sol e Dó do Timpanas Bolieiro" com letra de Júlio Dantas e música de Frederico de Freitas, interpretação acompanhada de coreografia; declarações de Vasco Barbosa, violinista, sobre o último trabalho em que colaborou com Frederico de Freitas. 29m44: Execução de excerto da "Sonata para Piano e Violino" de Frederico de Freitas pela dupla Grazi Barbosa (piano) e Vasco Barbosa (violino); assistência aplaude; Carlos Cruz apresenta "A canção do Futebol" com letra de Tomaz Ribeiro Colaço e música de Frederico de Freitas; Verónica interpreta a "Canção do Futebol" acompanhada por coreografia com personagens futebolistas. 36m03: Fialho Gouveia apresenta Maria Paula, protagonista do filme "As Pupilas do Senhor Reitor"; declarações de Maria Paula sobre a sua participação no filme, o trabalho com o maestro durante a rodagem do filme, as características da personalidade de Frederico de Freitas e o seu afastamento do teatro; Raul Solnado e Maria Paula cantam a "Marcha para as Vindimas", escrita por Frederico de Freitas para "As Pupilas do Senhor Reitor"; assistência aplaude. 41m33: Tonicha interpreta a canção "Arraial de Santo António" com letra de Júlio Dantas e música de Frederico de Freitas; interpretação acompanhada de coreografia de bailarinos com trajes populares.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .