Graça Morais – As Escolhidas
Documentário sobre a pintora Graça Morais e as influências na sua obra, partindo do seu ciclo de trabalhos intitulado "As Escolhidas". Pinturas de mulheres reais com as quais a artista sente afinidade ou que a influenciaram diretamente, particularmente as que convocam memórias do seu passado em Trás-os-Montes ou a passagem por Cabo Verde.
Resumo Analítico
Entrevista a Paula Rego, Pintora sobre a obra gráfica da Pintora Graça Morais. 02h03m26: Mixing de imagens da pintora Graça Morais a pôr flores numa campa de cemitério; intercalado com planos da pintora a agarrar numa tela. 02h07m25: Notas explicativas da Pintora Graça Morais sobre a influência das imagens do quotidiano na sua obra plástica sendo a narrativa acompanhada de: planos vários de Graça Morais no atelier a desenrolar uma tela de grandes dimensões; plano geral de uma tela, pintora a explicar o tratamento que deu a uma lona para posteriormente ser pintada; a pintar um quadro; mixing de imagens da pintora a desenhar; plano próximo da pintora a observar uma tela. Intercalado com: plano de mulheres camponesas, mixing de imagens de planos de quadros da artista com planos de homens e mulheres na safra da azeitona, mixing de planos de caçadores com uma paisagem montanhosa; plano de um quadro da pintora com a representação de motivo de uma caçada. 02h17m34: Mixing de imagens de preparativos de uma procissão numa aldeia portuguesa, tradição que a pintora Graça Morais refere como sendo uma das suas fontes de inspiração. Graça Morais a fotografar crianças trajadas para uma procissão; plano geral de uma procissão a percorrer ruas de aldeia e a chegar à igreja matriz; fogo de artificio lançado durante a noite. Breves declarações de Hermínio Monteiro. 02h246m26: Cabo Verde - Mixing de planos de cabo-verdianos a tocarem num café e de Graça Morais sentada à mesa de um café a conversar com naturais da Ilha de Santo Antão. Planos de quadros de Graça Morais retratando mulheres cabo-verdianas intercalado com planos de: mulher a cortar pedaço de carne numa banca de mercado; crianças cabo-verdianas junto de uma fonte a encherem baldes com água; burro a transportar bidões com água; Graça Morais a desenhar um burro e junto de populares; mulher a dançar e populares a aplaudires; Graça Morais a pintar. 02h29m33: Plano de Graça Morais a pintar enquanto fala da influência do ambiente cabo-verdiano na sua pintura; intercalado com: quadros da artista; movimento de pessoas num mercado de Cabo Verde e mulheres cabo-verdianas a executarem trabalhos domésticos. Declarações de António Mega Ferreira sobre a obra de Graça Morais sobreposta com imagens de uma ilha cabo-verdiana e de um quadro da artista. 02h33m05: Sobreposição de planos próximos da artista a desenhar com planos de camponeses portugueses. Plano de vários quadros da pintora. Plano de Graça Morais a desenhar uma camponesa a tirar as penas a uma perdiz; intercalado com planos de vários quadros da artista. Graça Morais a conversar com uma camponesa da Região do Marão, sentada com amigos junto a uma lareira; intercalado com planos de quadros da pintora. Fotografias de Joana, Filha de Graça Morais. Pintora a pintar um quadro intercalado com fotografias de uma família indiana. Graça Morais a: fotografar em estúdio várias pessoas, a desenhar uma planta. Declarações de Pedro Tamen, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian sobre a pintura de Graça Morais. 02h43m47: Sobreposição de imagens da artista em vários eventos, podendo ver-se a artista com a sua filha Joana e com o seu marido Pedro Caldeira Cabral. Plano de Graça Morais no seu atelier a preparar a superfície de uma tela e imagens sobrepostas do seu marido a tocar guitarra. 02h46m30: Ficha técnica do programa seguida de plano de Graça Morais numa esplanada.