Futurismo e Amadeo
Programa de caráter cultural dedicado à arte portuguesa do século XX, com destaque para as influências do movimento cultural do futurismo nos artistas modernistas portugueses de primeira geração, nomeadamente em Amadeo de Sousa Cardoso.
Resumo Analítico
Vistas de rio e Manhufe no concelho de Amarante, pinturas de Paul Cézanne e Pablo Picasso, artistas associados à "escola futurista", fotografia e pinturas de Eduardo Viana, imagens de arquivo, a preto e branco, de soldados em combate e nas trincheiras e disparos de canhões durante a I Guerra Mundial, fotografias e artigos de jornais. Fotografia e pinturas de Amadeo de Souza Cardoso, artista, fotografias e imagens de arquivo de embarque de tropas e soldados nas trincheiras, imagens de arquivo, a preto e branco, da visita do presidente da república portuguesa Bernardino Machado às linhas francesas em outubro de 1971 a França, máquina de projeção de película em funcionamento alternado com pinturas de traços futuristas, pintura "Cabeça" de Santa Rita, pintor, que reflete as influências do futurismo na arte portuguesa alternado com vista em movimento de carris ferroviário e floresta, fotografia e desenhos de Santa Rita, obras de artistas futuristas italianos. Fotografias de José Almada Negreiros, artista plástico, imagens de arquivo, a preto e branco, de entrevista a Almada Negreiros sobre o seu contacto com o poeta Fernando Pessoa, pintura e fotografias de Amadeo de Sousa Cardoso, depoimento de Rui Mário Gonçalves, escritor e crítico de arte, sobre a atividade artística de Amadeo e o futurismo refletido na sua obra. Vistas de Manhufe, terra onde nasceu Amadeo, pinturas e desenhos de Amadeo, imagens aceleradas de movimento de rua em Berlim em 1913, pinturas do artista Robert Delaunay, depoimento de Rui Mário Gonçalves sobre a ligação entre Robert Delaunay e o futurismo e a chegada do pensamento futurista em Portugal através da obra de Amadeo. Campos cultivados e casas de habitação em Manhufe, pinturas de Amadeo com traços futuristas, vistas de Manhufe, fotografia de Amadeu, vista em movimento de rio, depoimento de Rui Mário Gonçalves sobre o regresso de Amadeo a Portugal e articulação das influências futuristas na sua obra e a utilização de colagens, pinturas de Amadeo, imagens a preto e branco e a cores de carris ferroviário e paisagem, vistas de Manhufe alternado com imagens de arquivo, a preto e branco, de soldados em combate. Pinturas de Amadeo, gravuras e cartazes alusivos ao Cabaret Voltaire situado em Zurique na Alemanha onde teve início o movimento cultural do dadaísmo, imagens e fotografias a preto e branco alusivas a movimentos culturais, de Amadeo e soldados, pintura.