Flora Gomes: Identificação de um País – Parte I

00:31:26

Primeira parte do documentário sobre a obra do realizador guineense Flora Gomes, com testemunho do próprio sobre o seu percurso pessoal e enquanto cineasta, com destaque para a influência da história recente do país e da cultura popular no seu cinema, intercalado com imagens de arquivo e excertos de alguns dos seus filmes.

  • Nome do Programa: Flora Gomes: Identificação de um País
  • Nome da série: Flora Gomes: Identificação de um País
  • Locais: Guiné-Bissau
  • Personalidades: Flora Gomes
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Guião, entrevista, texto: Diana Andringa Locução: Jorge Moreira Produção: Fátima Cavaco Realização: Maria João Rocha
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

03m00: Planos vários realizados durante a rodagem de um filme do Realizador Guineense Flora Gomes; planos do realizador Flora Gomes. 04m46: Imagens de Arquivo a preto e branco de 1963 de guerrilheiros guineenses a marcharem. 05m44: Entrevista a Flora Gomes, Realizador Guineense referindo-se a: factos da sua infância; a opção de escolha de enveredar por uma carreira cinematográfica; às filmagens da proclamação de independência da Guiné-bissau; intercalado com entrevistas a: Ana Maria Cabral, Viúva de Amílcar Cabral sobre os métodos de ensino praticados na Guiné antes da independência; Amélia Araújo, Professora que deu aulas a Flora Gomes; Sana Na N?Hada, Realizador de Cinema. Planos de Flora Gomes durante a rodagem de um filme Em janela, imagens de arquivo a preto e branco, de um grupo de guerrilheiros em África. Imagens de Arquivo a preto e branco de: dirigentes do PAIGC numa mata a proclamarem a independência da Guiné-Bissau em Setembro de 1973; entrada em Bissau de combatentes do PAIGC em Julho de 1974. 12m38: Excerto do filme ?A Mortu Nega? ou ? E A MORTE O NEGOU?, do Realizador Flora Gomes; intercalado com declarações de Flora Gomes sobre a luta pela independência da Guiné e declarações de Sana Na N?Hada; entrevista a Bia Gomes, Actriz em ?A Mortu Nega?; Imagens de Arquivo a preto e branco de Amílcar Cabral, Dirigente do PAIGC. 27m44: Excerto do filme "Os Olhos Azuis de Yonta" realizado em 1992 por Flora Gomes; intercalado com declarações de: Bia Gomes e Flora Gomes sobre o argumento do filme.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .