Fernando Pessoa

00:19:03

Programa conduzido por Manuel Poppe sobre o poeta e escritor Fernando Pessoa, com a participação de Hernâni Cidade, professor jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa e diretor da revista "Colóquio de Letras", e Manuel Martins da Hora, proprietário da agência de publicidade.

  • Nome do Programa: Fernando Pessoa
  • Nome da série: o LIVRO à procura do LEITOR
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Fernando Pessoa, Manuel Poppe, Hernâni Cidade
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Manuel Poppe
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Exterior da Fundação Calouste Gulbenkian, onde Manuel Poppe introduz o programa e a participação dos convidados. 01h41m37: Hernâni Cidade fala refere a frequência de Fernando Pessoa no antigo Curso Superior de Letras, os motivos que o levaram a deixar o curso, a frequência da biblioteca na Academia das Ciências, as conversas eruditas entre os dois, o interesse pela poesia, a declamação da poesia de Camilo Pessanha nos encontros em "A Brasileira" e o desinteresse pelos bens materiais; declarações parcialmente ilustradas com estante com livros, capa do livro "Poesie" e retratos do escritor. 01h48m07: Quadros no gabinete de Manuel Martins da Hora, onde o próprio tece comentários sobre Fernando Pessoa, recordando o tempo em que o conheceu, o trabalho que o poeta desenvolvia na agência, o desinteresse por viajar para o estrangeiro, o gosto por bebidas alcoólicas, a falta de ironia, a discrição relativamente à sua vida pessoal, as previsões de horóscopo feitas pelo escritor, a vida modesta, o isolamento, o desconhecimento da vida amorosa do escritor, o desinteresse pela discussão de temas religiosos e políticos e a camaradagem no trabalho, ilustrado com artigo de jornal sobre Fernando Pessoa, exterior da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com gravuras dos heterónimos de Fernando Pessoa da autoria de José de Almada Negreiros; retrato de Fernando Pessoa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .