Eternas Formas de Amar
Programa histórico-cultural, apresentado por José Hermano Saraiva, dedicado à Mitologia Grega, com especial destaque para os mitos dos grandes amores entre deuses e mortais acabando inevitavelmente em tragédia.
Resumo Analítico
Início do programa com bosque, imagem da estátua de Apolo e Daphne, de Gian Lorenzo Bernini (ou Dafne que significa loureiro), uma ninfa, filha do rei Peneu, Apolo foi induzido a apaixonar-se por ela ao ser atingido por uma flecha de Eros mas ela não correspondeu e pediu ao pai para ser transformada num loureiro, ilustrações sobre este mito, estátua em mármore de Apolo, plano aproximado de loureiro que se transformou num símbolo de honra e distinção no mundo antigo, a coroa de louros. Vistas do bosque, relato do episódio do amor entre o filho de Daphne e uma musa, Chloé e do pacto que fizeram de fidelidade que ao ser quebrado levou Chloé a furar os olhos a Daphnis. Panorâmica de paisagem natural com montanhas e bosques. Destaques para estátua em mármore de Eros (Cupido, o deus grego da paixão e do erotismo) junto a Afrodite e Pã, no Museu Arqueológico de Atenas; imagem da estátua de Afrodite (deusa do amor e da beleza); representações de Eros, explanação da lenda de Eros ser sempre menino, vista de ruínas de templo e de zona costeira grega. Interior em movimento de gruta iluminada, destaque para estalactites; relato do mito do amor entre Eurídice e Orfeu, poeta e médico, filho da musa Calíope e de Apolo, pintura de Orfeu e Eurídice, de Frederic Leighton. Vista de interior de gruta, a visão do Hades( deus do submundo dos mortos, ou inferno) para os antigos gregos, o interior da terra, o mundo subterrâneo, explanação das tentativas de Orfeu para salvar a sua amada do inferno, ilustração de Orfeu a tocar a cítara constante de pintura em vaso cerâmico. Alto relevo retratando este casal, pintura a óleo, ilustração da morte de Orfeu às mãos das desprezadas Mênades, na Trácia. Imagem da constelação de Lira, referente à lira que Orfeu tocava; panorâmica em movimento da cidade de Atenas. Ilustração de Antígona, irmã de Ismênia, Polinice e Etéocles, os filhos incestuosos de Édipo e Jocasta, a única filha que não abandonou Édipo quando este foi expulso de seu reino, Tebas, pelos seus dois filhos. Pintura retratando Ariadne, filha de Minos, rei de Creta, e que se apaixonou por Teseu ajudando-o a sair do labirinto do minotauro com a ajuda de um fio que traçava o percurso. Conhecido como o Fio de Ariadne. Alto relevo de Deméter, deusa grega, filha de Cronos e Réia, deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano, que tudo fez para salvar a sua filha Perséfone presa no inferno e que ensinou o herói Triptólemo a defender a terra e a agricultura. Pintura de Medeia, por Eugène Delacroix, filha do rei Eetes da Cólquida, esposa de Jasão, retrato de Cassandra, que se tornou uma profetisa, mas quando se negou a dormir com Apolo, ele, por vingança, lançou-lhe a maldição de que ninguém jamais viesse a acreditar nas suas profecias ou previsões. Máscara de Agamémnon, irmão de Menelau, que não acreditou nas profecias de Cassandra e encontrou a sua morte. Estátua de Atena com leoa aos pés, também conhecida como Palas Atena, deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade, filha do próprio Zeus e nascida da própria cabeça do pai, pinturas sobre o nascimento de Atena.