Está identificado o surto de legionela

00:12:00

Lisboa, está identificada a origem da bactéria que originou o surto de legionela em Vila Franca de Xira, a bactéria foi provocada pela água de um furo privado da empresa ADP Fertilizantes (Adubos de Portugal).

  • Nome do Programa: SEXTA ÀS 9
  • Nome da série: SEXTA ÀS 9
  • Locais: Vila Franca de Xira
  • Temas: Saúde, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Chaminés de fábricas. Ruas de Vila Franca de Xira. Pessoas que apanharam a doença do legionária a dizerem quais os sintomas que tiveram. Exteriores e fachada do edifício do Tribunal de Vila Franca de Xira. Grafismo a ilustrar as declarações de Rui Jorge, funcionário judicial do Tribunal de Vila Franca de Xira, proferidas ao tefefone (legendadas). Imagens de arquivo de: doente no hospital; Hospital Cuf Descobertas; Hospital de Santa Maria. Grafismos do Relatório de Alta hospitalar a confirmar o diagnóstico de pneumonia por legionela. Doentes a serem transportados pelos bombeiros ás urgências do Hospital de Vila Franca de Xira. Imagens de arquivo de: interiores de hospitais; Serviço de Urgência; pessoal hospitalar; relógio de parede. Ruas da Póvia de Santa Íria. Fábrica da Solvay. Ruas de Forte da Casa. Fábrica da Adubos de Portugal (ADP Fertilizantes). Prédios de Forte da Casa. Vistas de Vialonga. Bombeiros de Vialonga. Vistas das fábricas existentes à beira do Rio Tejo, zona industrial (imagens ao anoitecer). Grafismo com o mapa da zona de Vila Franca de Xira e das três freguesias de Forte da Casa, Póvoa de Santa Íria e Vialonga onde apareceram casos de legionela. Vistas das fábricas da Solvay, Central de Cervejas e ADP Fertilizantes. Trabalhadores das fábricas. Pessoas nas ruas. Chaminés das fábricas a deitarem fumo. Torres de refrigeração da ADP Fertilizantes. Grafismos com os dados que ajudaram a propagar a doença. Funcionário da Câmara Municipal a tratar da água da rede pública. Frascos com água da rede pública da zona para análise no laboratório de Cantanhede. Interior de laboratório de análise. Trânsito na rua do Tribunal de Vila Franca de Xira. Placa com o nome do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Vistas das três fábricas suspeitas desta bactéria, Solvay, Central de Cervejas e ADP Fertilizantes. Torres de refrigeração da ADP Fertilizantes paradas. Vistas da fábrica ADP Fertilizantes. Interior do laboratório do Instituto Ricardo Jorge. Grafismos com s declarações mais relevantes publicadas num comunicado da ADP Fertilizantes dizendo que cumprem a legislação ambiental em vigor. Declarações de doentes infetados pela legionela. Vistas da fábrica e planos próximos das torres de refrigeração da ADP Fertilizantes. Declarações de: Teresa Macedo, funcionária judicial; João Duarte, condutor de pesados; Ana; Rosa Galvão, enfermeira chefe das Urgências do Hospital de Vila Franca de Xira; Paulo Rabaçal, Diretor Clínico do Hospital de Vila Franca de Xira; Alberto Reis, viúvo; Luís Rodrigues, Comandante dos Bombeiros de Vialonga; Francisco George, Diretor-Geral da Saúde; Fátima Folha, analista; Nuno Banza, Inspector-Geral do Ambiente; Mário Soares, antigo eletricista da ADP Fertilizantes; Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .