Egas Moniz: Centenário de um Nobel Desconhecido

00:45:00

No ano do centenário do nascimento do Professor Egas Moniz, este documentário biográfico recorda a importância da sua figura, e o facto do Prémio Nobel que ganhou em 1949, pela descoberta da técnica de leucotomia pré-frontal, ter sido à época alvo duma campanha de silêncio por parte das entidades oficiais. Depoimentos de Almeida Lima, cirurgião assistente de Egas Moniz, e Barahona Fernandes, reitor da Universidade de Lisboa.

  • Nome do Programa: Egas Moniz: Centenário de um Nobel Desconhecido
  • Nome da série: Ensaio
  • Locais: Estarreja, Lisboa
  • Personalidades: António Egas Moniz, Pedro Almeida Lima, Henrique João de Barahona Fernandes
  • Temas: Ciência e Tecnologia, História, Saúde, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Fotografia de Egas Moniz; intervenção cirúrgica; medalha e diploma do Prémio Nobel; fotografia e recortes de imprensa alusivos à atribuição do Nobel a Egas Moniz. Vista de Avanca, vila do concelho de Estarreja onde nasceu Egas Moniz. Fotografia de Caetano de Pina Resende Abreu Sá Freire, abade de Pardilhó, tio e padrinho de Egas Moniz. Pardilhó: vista a partir do campanário, residência paroquial e igreja. Interior e exterior da Casa-Museu Egas Moniz em Avanca. Rio Gonde, margens com salgueiros. Coimbra: torre e pátio da Universidade, placa da Rua Tenente Valadim; aqueduto; placa da Rua de Tomar; fachada da casa da Rua dos Estudos onde viveu Egas Moniz durante a licenciatura e placa alusiva; escadaria da universidade e sala dos Capelos. Fotografias de Egas Moniz e de Elvira Egas Moniz, sua esposa. Exterior da Igreja paroquial de Canas de Sabugosa. Lisboa: escadaria e fachada do Palácio de São Bento. Bordeaux: Pont de Pierre, fachada da Faculdade de Medicina. Lisboa: claustro do Hospital de Santa Marta, gabinete de Egas Moniz, instrumentos cirúrgicos. 13m18: Preparação da primeira experiência em 1925: tubos cheios de solutos de brometos no interior de um emicrâneo, serviço de radiologia do Hospital de Santa Marta e radiografia do crâneo com os tubos visíveis. Fotografias de Egas Moniz com Almeida Lima, seu assistente. 15mo4: Depoimento de Almeida Lima sobre o seu trabalho como assistente de Egas Moniz, ilustrado com radiografias de crâneos humanos, fotografias de Egas Moniz, intervenção cirúrgica, radiografias humanas com visibilidade de tumores e tromboses da carótida interna e realização de arteriografia. 26m11: Depoimento de Almeida Lima sobre a leucotomia. Lisboa: Alameda da Universidade, Faculdade de Direito e Reitoria da Universidade de Lisboa. 27m42: Depoimento de Barahona Fernandes, reitor da Universidade de Lisboa e assistente de Egas Moniz no desenvolvimento da leucotomia, sobre a leucotomia. 30m22: Depoimento de Almeida Lima sobre as críticas contra a experimentação da leucotomia; biblioteca com lombadas de livros sobre psiquiatria; esquemas da realização de leucotomia em crâneos. 33m24: Depoimentos de Barahona Fernandes sobre as questões éticas da realização da leucotomia em particular e na medicina em geral e de Almeida Lima sobre o conceito de democracia enquanto desenvolvimento de competências. 37m42: Almeida Lima lê uma carta enviada por Egas Moniz de Paris, 30-05-1936, sobre o sucesso da realização da primeira leucotomia. Fotografia de Egas Moniz a receber a medalha do Nobel; busto de Egas Moniz. 42m42: Depoimento de Almeida Lima sobre o percurso político e cívico de Egas Moniz. Lisboa: escadaria e fachada do Palácio de São Bento; fachada da Faculdade de Medicina no Campo dos Mártires da Pátria; monumento ao Dr. Sousa Martins; fachada da prisão do Limoeiro e janela com grades; fotografias de Egas Moniz; diploma e medalha do Nobel; monumento a Egas Moniz no Hospital de Santa Maria.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .