Eduardo Marçal Grilo

00:56:20

Entrevista conduzida por Dina Soares, jornmalista da Rádio Renascença, e por José Manuel Fernandes, diretor do jornal "Público", a Eduardo Marçal Grilo, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, sobre as políticas de Educação, o acordo do Governo com Massachusetts Institute of Technology (MIT), a evolução do ensino universitário em Portugal, a implementação do processo de Bolonha no Ensino Superior, programas da Fundação Calouste Gulbenkian para a divulgação da língua portuguesa e a reforma do sistema político com a redução do número de deputados.

  • Nome do Programa: Eduardo Marçal Grilo
  • Nome da série: Diga lá Excelência
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Dina Soares, José Manuel Fernandes, Eduardo Marçal Grilo
  • Temas: Educação, Política
  • Canal: RTP 2
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Início com apresentação do entrevistado e das temáticas a debater; Opinião do entrevistado sobre as políticas de Educação implementadas pelo actual Governo e comentário às manifestações de estudantes e professores dos últimos dias; Análise ao acordo do Governo com o MIT e do sistema de avaliação dos cursos universitários e das escolas; evolução do ensino em Portugal, mormente nas Universidades; Explicação do processo de Bolonha e seus benefícios para o sistema de ensino português; Balanço da sua passagem como ministro no Ministério da Educação, nomeadamente na reformulação do pré-escolar; Explicação do modelo ideal de organização escolar e a este propósito, o entrevistado afirma que: - "...os portugueses acreditam mais na sorte do que no trabalho (...) e respeitam pouco a escola...". Papel dos professores nas políticas educativas; comentário ao sistema sindical português; Explicação e análise do estudo da Fundação Calouste Gulbenkian sobre a diversidade linguística nas escolas portuguesas; Programas da Fundação Calouste Gulbenkian para a divulgação da língua portuguesa; Reforma do sistema político com a redução do número de deputados.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .