Eça de Queiroz: Episódios da Vida Romântica

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Documentário sobre o escritor José Maria Eça de Queirós, contextualizando o seu percurso pessoal na conjuntura do século XIX, a nível político, social e económico, tanto em Portugal como na Europa. Depoimentos dos historiadores Eduardo Lourenço e Rui Ramos, e dos especialistas em assuntos queirosianos Alfredo Campos Matos e Carlos Reis. Leitura de excertos de algumas obras de Eça pelo ator José Pedro Gomes, e imagens de arquivo duma entrevista que Maria d'Eça de Queirós, filha do escritor, deu à RTP em 1969.

  • Nome do Programa: Eça de Queiroz: Episódios da Vida Romântica
  • Nome da série: O Lugar da História
  • Locais: Lisboa, Paris
  • Personalidades: Eça de Queiroz, Eduardo Lourenço, Alfredo Campos Matos, Rui Ramos, Carlos Reis, Maria Eça de Queirós, José Pedro Gomes
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

05m00: Introdução do programa com o pensador Eduardo Lourenço, que caminha pela Rua Garrett; esplanada em frente ao café A Brasileira, com clientes; Eduardo Lourenço, fala da sociedade actual, comparando-a à sociedade do tempo de Eça de Queiroz (Queirós); pormenor de uma esquina de edifício e candeeiro em ferro com caravela; vista geral da Rua Garrett, com movimento de rua e trânsito automóvel; calçada portuguesa; (escultura) monumento a Eça de Queiroz, no Largo do Barão de Quintela e da autoria de Teixeira Lopes. 07m12: José Pedro Gomes, actor, lê excerto da obra "Os Maias" de Eça de Queiroz; imagem fixa do escritor Eça de Queiroz; praia da Póvoa de Varzim ao entardecer; fachada da casa onde nasceu o escritor a 25 de Novembro de 1845, em Póvoa de Varzim; imagem fixa de Carolina Augusta Pereira de Eça, e do magistrado José Maria de Almeida de Teixeira de Queirós, pais do romancista. 10m29: A. Campos Matos, comenta o facto de a mãe de Eça não ter querido casar logo com o magistrado; Pia Batismal da Igreja Matriz de Vila do Conde, onde Eça de Queiróz foi baptizado 5 dias após o seu nascimento; plano parcial do assento de Baptismo. 11m24: Exterior e interior degradado, da habitação dos avós paternos em Verdemilho, Aradas, perto de Aveiro, onde o escritor viveu até aos 10 anos de idade. Imagem fixa do avô, o conselheiro Queiróz, sobre o o qual o neto não deixou referências, embora se pense que a personagem Afonso da Maia em "Os Mais", possa retratar o avô; desenhos das personagens criadas por Eça nas suas obras: Amaro Vieira, do livro "Crime do Padre Amaro", Basílio de Brito do "Primo Basílio", Teodorico na "Relíquia", Jacinto na "Cidades e as serras" e Carlos da Maia nos "Maias". 12m47: A. Campos Matos, relaciona a infância infeliz do romancista com a sua escrita; caricatura alusiva aos conflitos entre absolutistas, liderados por D. Miguel e liberais liderados po D. Pedro, para caracterizar os confrontos, da época em que Eça nasceu; retrato de Dom Pedro e Dona Maria; plano de corte do Parlamento; pintura com os escritores Almeida Garrett, sentado e Alexandre Herculano em pé; gravura alusiva à revolta de Maria da Fonte em 1846; gravura do Duque de Saldanha, que liderou a revolta da Regeneração, no Porto em 1851; gravura do comboio e da cidade de Lisboa na época; pessoas no passeio público, com trajes da época. 15m00: Rui Ramos, caracteriza a vida política da época, pós Regeneração; gravura a cores da cidade do Porto, para onde Eça vai viver aos 10 anos, no internato do Colégio da Lapa, e onde se torna amigo de Ramalho Ortigão; gravura do escritor Ramalho Ortigão; imagens de arquivo RTP em 1969 de depoimentos de Maria Eça de Queiroz. 16m22: O actor, lê excerto da obra "O conde de Abranhos", que retrata o ensino universitário; vistas de Coimbra e da Universidade, para onde Eça de Queirós foi aos 16 anos estudar Direito; esculturas da entrada principal da Universidade de Coimbra; vistas nocturnas de Coimbra; Lua; imagem fixa a preto e branco de Antero de Quental, com quem Eça, trava amizade na escadaria da Sé Nova em Coimbra; imagem fixa da Sé; pintura de Antero de Quental; Eduardo Lourenço, fala do aspecto moralista de Eça de Queiroz; água a correr no rio Mondego; referências à Questão Coimbrã em 1865, liderada por Antero de Quental; gravura a cores alusiva à unificação da Itália, por Garibaldi; retrato de Napoleão II; gravura a preto e branco de escrevaninha com livros e o escritor Victor Hugo. 23m12: Carlos Reis, fala das correntes literárias (romantismo) na época em que Eça viveu; Praça do Rossio em Lisboa; movimento de rua e trânsito automóvel; fachada do café Nicola e esplanada com clientes; fachada do edifício no Rossio, onde aos 21 anos (1866), Eça de Queiroz vive com os pais e irmãos; plano de parte da "Gazeta de Portugal" de 19 de Maio de 1866, para onde Eça escreve; plano do jornal da oposição do "Districto de Évora", onde Eça foi director, seguido de comentários de Carlos Reis; vistas de Lisboa a partir do jardim de São Pedro de Alcântara; gravura da Praça do Rossio no Século XIX; lombada do livro "As farpas" de Ramalho Ortigão e Eça de Queiroz, que caracteriza a sociedade da época, seguido de comentários de Rui Ramos; Travessa do Guarda Môr (hoje rua do Grémio Lusitano), onde o Grupo Cenáculo se reunia em casa de Jaime Batalha Reis, e de que Eça fazia parte; gravura dos escritores que faziam parte das tertúlias: Jaime Batalha Reis, Oliveira Martins, Ramalho Ortigão, Guerra Junqueiro, Teófilo Braga e Antero de Quental; gravura de batalha para caracterizar a revolução, aquando da proclamação da república em França (Comuna de Paris) e Espanha; prateleiras com livros antigos. 28m14: Eduardo Lourenço, refere as influência literárias de Eça, vindas do realismo de Flaubert; desenho humorístico com os dizeres "Idealismo" e "realismo"; sequências de caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro em "A berlinda", que representam as Conferências do Casino Lisbonense, de que Eça fazia parte. 30m12: O actor, lê excerto da obra "O crime do padre Amaro" de Eça de Queiroz, seguido de vistas de Leiria, onde se desenrola a acção do romance; rua e casa onde viveu Eça de Queiróz, e nomeado Administrador do Concelho de Leiria em 1870; interior e exterior da Sé de Leiria; Carlos Reis, comenta a influência da igreja na sociedade da época; pinturas de Paula Rego, inspiradas no livro "O crime do padre Amaro"; página de rosto da revista "Occidental" 1º anno, tomo primeiro, 1º fasciculo; página do livro "O crime do padre Amaro"; comentários ao livro "Os Maias", seguido de gravuras alusivas ao romance e análise literária de Eduardo Lourenço. 2ªParte 40m00: José Pedro Gomes, actor, lê excerto da obra "Os Maias"; fachada da casa Vashni, 38, Stoke Hill, perto de Bristol, onde Eça de Queiroz, é cônsul de Portugal de 1878 a 1888; retratos de Eça de Queirós e a noiva Emília de Castro Pamplona, filha dos Condes de Resende; rua com casas na Costa Nova, em Ilhavo; fotografias de mulheres, namoradas de Eça de Queiroz; praia da Costa Nova; dunas; interior da habitação em Bristol; relógio solar; comentários de A. Campos Matos, acerca dos convites de casamento de Eça de Queirós, seguidos de fotografias do casal; desenho ilustrativo de "Os Maias"; Imagens de Arquivo RTP de mulheres na rua a desfilar para ilustrar o Movimento Sufragista; fotografia a preto e branco da esposa e os quatro filhos do escritor, seguida de imagens de arquivo de 1969, com comentários de Maria Eça de Queiróz; fotografias de Eça com os filhos e com os amigos; manuscritos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, referentes ao concurso de Eça de Queiróz, para Cônsul de Portugal; gravura com barcos em Bristol, Inglaterra. 48m25: O actor, lê excerto da "Correspondência de Fradique Mendes"; tipografia; secretária, onde Eça de Queiroz escrevia em pé; manuscrito do escritor, seguidos de comentários de Carlos Reis, sobre as correcções aos seus textos, e da filha Maria Eça de Queiróz; Carlos Reis, fala da obra "Ilustre Casa de Ramires". 53m42: Imagens de arquivo da obra "O primo Basílio" interpretado por Ribeirinho; excerto da série da RTP "Palavras herdadas" de 1983. 56m18: Pinturas que caracterizam a sociedade portuguesa na época; leitura de excerto da obra “A cidade e as serras” do Eça; vistas de Paris, na actualidade, onde o escritor, é nomeado Cônsul de Portugal em 1888; imagens de arquivo RTP de Paris e Londres naquele período; Arco do Triunfo em Paris, com movimento de rua e trânsito automóvel na actualidade; placa a indicar “Avenue Champs-Elysées”, onde parte da acção do romance se desenrola nos Campos Elisíos; telefone antigo; telégrafo; Carlos Reis, comenta a obra “As cidades e as serras”; multidão em Paris; comboio da CP em movimento; placa a indicar “Tormes”; estação de Caldas de Aregos; Rio Douro; vista da Quinta de Tormes, onde está a sede da Fundação Eça de Queiroz; flores; laranjeira com laranjas; videiras; fotografia a preto e branco de Eça de Queiróz, Ramalho Ortigão, Oliveira Martins e Guerra Junqueiro, que formaram o grupo dos Vencidos da Vida; grupo de pessoas à mesa, no interior do restaurante do Grémio Literário, para caracterizar as tertúlias dos escritores naquela altura; velas com chama; candeeiro de cristal no tecto (lustre); comentários de Eduardo Lourenço; campo de flores selvagens, com papoilas e malmequeres; paisagem do Douro; desenho a preto e branco de Eça de Queiroz. 01h04m23: Plano de parte do memorandum com selo branco, aquando do Ultimatun Inglês em 1891, a Portugal, para a entrega de territórios africanos; desenhos de manifestações contra a Grã-Bretanha; pintura de Antero de Quental; imagem fixa que ilustra a revolta republicana; Santo António no altar; vista de Paris com pessoas a atravessar a ponte sobre o Rio Sena; carta com ilustração do Hotel d´Angleterre em Lucerne, assinada por Eça de Queiroz; imagens de arquivo da filha a relatar uma conversa que teve com o pai; Eduardo Lourenço, faz breves comentários acerca das virtudes de Eça de Queiroz, que morre em Paris a 16 de Agosto de 1900.

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