Décimas, rezas e benzeduras – Parte II

00:28:46

Segunda parte do programa apresentado por Maria João Seixas no qual entrevista Aníbal Falcato Alves, professor reformado, João Romão Borges, motorista, Manuel Inácio Veladas, tratorista, e Sebastião Grilo, serralheiro, convidados que têm em comum a poesia e cantares populares, sobre as tradições populares alentejanas em vias de extinção nomeadamente o gosto pelo convívio da taberna entre histórias, rimas e fados e as orações aos Santos para proteção e solução de problemas, contando ainda com improvisos sob sugestão de mote propostos aos convidados.

  • Nome do Programa: Décimas, rezas e benzeduras
  • Nome da série: Quem Fala Assim...
  • Locais: Portugal, Alto Alentejo
  • Personalidades: Maria João Seixas, Aníbal Falcato Alves, João Romão Borges, Manuel Inácio Veladas, Sebastião Grilo
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Apresentação: Maria João Seixas. Colaboração: Maria de Fátima Bonifácio. Produção: Rui Esteves, Maria de Fátima Cavaco e Paulo Cardoso. Realização: Fernanda Cabral.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Declarações de Aníbal Alves sobre o livro de sua autoria ainda por editar denominado "Memórias de Outros Sabores", acerca da cozinha regional, que reúne uma pesquisa de receitas e de testemunhos recolhidos após o 25 de Abril, o consumo do gaspacho pelos trabalhadores das ceifas, alteração das condições dos trabalhadores após o 25 de Abril e a perseguição da PIDE. Manuel Veladas improvisa uma décima sobre "A açorda sem azeite" acompanhado por Sebastião Grilo na guitarra. Maria João Seixas lê o "Responso de Santo António" redigido pelo Frei Giuliano da Spira, reza tradicional para se encontrar algo que se perdeu, e introduz o ritual pagão da Madanela, a virgem negra, proibido pela Igreja na zona do Alandroal para salvaguardar a fronteira com a história de Santa Maria Madalena, uma das discípulas mais devotas de Jesus Cristo. Exibição de um excerto do filme "Madanela" de Manuel Costa e Silva do ano 1977. Aníbal Alves comenta o excerto que retrata o ritual de "Madanela" e "Mordoma" protagonistas do "Cântico à Ordem das Oliveiras", a primeira representante do pecado e as restantes cinco virgens de branco, simbolizadoras da pureza, refere o desconhecimento do "Responso a Santo António". João Borges clarifica a prática do ritual, explicando que ainda existe em algumas aldeias sem igreja. Maria João Seixas lê a "Oração muito antiga para Deus nos proteger". Manuel Veladas relata um episódio com um padre da freguesia sobre as confissões e declama a "Oração que deve dizer ao padre quando se despede dele" e recita "Os Dez Mandamentos da Lei de Deus" ensinados pelo avô. Excerto do documentário "Alentejo Cantado" realizado por Francisco Manso.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .