Contos do Lobo Mau – Parte II

00:26:16

Segunda parte do programa apresentado pelo jornalista José Manuel Barata-Feyo, sobre o lobo, animal perseguido e morto pelo homem, e a consequente ameaça de extinção, uma reportagem da autoria do jornalista Jacinto Godinho.

  • Nome do Programa: Contos do Lobo Mau
  • Nome da série: Enviado Especial
  • Locais: Montesinho, Bragança
  • Personalidades: José Manuel Barata-Feyo
  • Temas: Ambiente e Energia, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Manuel Barata-Feyo. Jornalista: Jacinto Godinho. Locução: Jorge Moreira. Produção: Olga Toscano.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Vistas do Parque Natural de Montesinho; vegetação ondula ao vento; Luís Miguel Moreira prepara armadilha para captura de lobos e possibilitar a colocação de coleira para ajudar ao estudo das alcateias; veado entre a vegetação; biólogo coloca as armadilhas nos locais que julga mais apropriados; declarações de Luís Miguel Moreira, que segura antena de mão que permite seguir os movimentos dos lobos através da telemetria (sinais emitidos pelas coleiras dos lobos); o equipamento permite perceber a localização mais ou menos próxima do animal, segundo a intensidade do som que transmite; Luís Miguel olha o horizonte com binóculos; declarações de Gilberto Tomás, presidente da Junta de Freguesia de São Julião; fotografias do salvamento do lobo "Julião"; Luís Miguel Moreira determina o azimute da localização do lobo, na serra; marcação no mapa dos locais onde as alcateias se movimentam dia a dia; declarações de Luís Miguel Moreira; construção de estrada (itinerário principal (IP) que irá atravessar a área vital da alcateia); declarações de Jorge Vaz, que diz que os lobos além do gado, também lhe como os cães; e de Francisco Esteves, proprietários de gado que diz que antigamente era pior, agora há menos lobos. 37m25: Cães pastores; declarações de José Lourenço, técnico do Parque Natural de Montesinho e de Francisco Esteves. 39m17: Malveira, Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI), lobo (Sândalo) em cativeiro em área florestal demarcada; fotografias de loba morta, apanhada em Bragança, envenenada, depois de ter uma ninhada de seis crias (uma das crias é Sândalo); placas com as inscrições "Centro de Recuperação do Lobo Ibérico"; "Posto de Observação" e "C.R.L.I. Propriedade Privada"; alcateia de Sândalo que é alimentado por carne crua; declarações de João Silva, funcionário do CRLI e antigo pastor em Trás-os-Montes, defensor dos lobos; lobos a uivar; declarações de Francisco Fonseca, presidente do Grupo Lobo. 44m37: Bragança, raposa presa numa armadilha; Luís Miguel Moreira e outros biólogos procuram armadilha desaparecida; lobo (exausto) luta para escapar a armadilha que lhe prendeu uma perna; Luís Miguel anestesia o animal e coloca-lhe um pano preto sobre os olhos; atam uma corda à volta da boca e soltam a pata; colocam-lhe a coleira da telemetria, medem e fotografam o animal; biólogos largam o lobo ainda com o efeito da anestesia; rebanho de ovelhas e de cabras. 52m25: Lobo por entre a vegetação.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .