Conferência de imprensa do Tenente Coronel Carlos Azeredo

00:30:24

Conferência de imprensa do Tenente Coronel Carlos Azeredo, governador militar da Madeira, sobre a detenção de elementos da PIDE/DGS, a Revolução de 25 de Abril e a atual situação de Américo Tomás, ex-presidente da República, e de Marcelo Caetano, ex-presidente do Conselho.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE MAIO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1974
  • Locais: Ilha da Madeira
  • Personalidades: Carlos Azeredo
  • Temas: Política
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Misto
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Carlos Azeredo refere as suas primeiras impressões acerca da Ilha da Madeira e a detenção dos elementos da ex-Polícia Internacional e de Defesa do Estado/Direção-Geral de Segurança (PIDE/DGS), numa das unidades militares da ilha afirmando "o que nos interessa em especial é garantir que a sua segurança pessoal seja mantida e não permitir que a justiça seja feita no meio da rua. Não podem ser linchados" e refere-se à "situação de emergência que se vive no Ultramar", à libertação dos presos políticos e à destruição dos arquivos da PIDE/DGS. Carlos Azeredo destaca, emocionado, a sua participação e o modo como viveu a noite do 25 de Abril e sobre a queda do regime, afirma que se encontra na Ilha da Madeira para fazer cumprir as intenções e o programa da Junta de Salvação Nacional (JSN) e que as "Forças Armadas não têm qualquer cariz político". Carlos Azeredo pronuncia-se sobre o saneamento de pessoas ligadas ao anterior regime, à presença de familiares de Américo Tomás e de Marcelo Caetano na Ilha da Madeira e responde a perguntas de jornalistas estrangeiros sobre o modo como estão instalados Américo Tomás e Marcelo Caetano, afirmando que não se trata de apartamentos luxuosos "mas também não são as enxovias da DGS". Carlos Azeredo afirma que "o professor Marcelo Caetano, é neste momento, um prisioneiro" e acrescenta que António de Spínola, presidente da JSN, não tem contacto com os detidos do anterior regime nem se deslocou à Ilha da Madeira ao contrário de informações que circularam entre a população afirmando "Isso é um boato ridículo!"

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .