Columbano e a Verdade

00:28:03

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à vida e obra do pintor Columbano Bordalo Pinheiro, quando o Museu do Chiado, em Lisboa, abre ao público uma exposição com obras da primeira fase do artista.

  • Nome do Programa: Columbano e a Verdade
  • Nome da série: A Alma e a Gente V
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d´Almeida. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Interior do Museu Nacional de Arte Contemporânea (Museu do Chiado), com destaque para as paredes e fornos onde funcionava a padaria do Abraão Padeiro, dono do imóvel no século XIX; gravuras de São Francisco de Assis, da cidade de Lisboa, e do Terramoto de 1755, ilustram narração sobre as origens do edifício do convento onde funciona hoje o Museu, desde a sua construção no século XIII; edifícios do Governo Civil de Lisboa, Escola das Belas Artes e Museu Nacional de Arte Antiga (Museu das Janelas Verdes); exterior do Museu do Chiado e interior com visitantes. 06m39: Pormenores do retrato do pintor Columbano Bordalo Pinheiro; retrato a aguarela de José Hermano Saraiva quando criança ilustra narração do primeiro encontro deste com o pintor; quadros da autoria de Columbano em exposição; pormenores do "Grupo do Leão", com destaque para Bordalo e Rafael Bordalo Pinheiro; exterior do edifício do restaurante "Leão de Ouro", loiças das Caldas da Rainha da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro e retrato deste junto a obra sua. 13m13: Fotografias de Oliveira Martins e do Rei Dom Carlos ilustram narração sobre a época "Vida Nova", movimento intelectual da época; retrato a óleo de Dom José Pessanha da autoria do Mestre Columbano, e autoretrato; retrato do sobrinho de Columbano, da autoria de Columbano. 17m49: Quadro "A Encantadora Prima", pintura inspirada no livro "Primo Basílio" do escritor Eça de Queirós; retrato de Eça de Queirós por Columbano; retratos seus de vários intelectuais da sua época (Guerra Junqueiro, António Feijó, Coelho de Carvalho, Silva Pinto, Cesário Verde, Eugénio de Castro, Jaime Batalha Reis, Fialho de Almeida, Henrique Lopes de Mendonça, Dom João da Câmara e Oliveira Martins); quadros inspirados em episódios dos Lusíadas. 24m38: Retrato a óleo de Antero de Quental e da evocação das Tágides por Luís de Camões.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .