Coisas da Vida – Parte I

00:29:13

Primeira parte do programa apresentado por Luís Pires e Cristina Branco sobre a violação de mulheres, com debate em estúdio com Eurico Marques da Silva, psicólogo, com Jorge Costa Santos, médico do Instituto de Medicina Legal, com Isaura Melo, jurista da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, com Isabel Polónia, inspetora da Polícia Judiciária e com José, em direto de uma cadeia em Lisboa, a cumprir pena por violação.

  • Nome do Programa: Coisas da Vida
  • Nome da série: Coisas da Vida
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Luís Pires, Cristina Branco, Eurico Marques da Silva, Jorge Costa Santos, Isaura Melo, Isabel Polónia
  • Temas: Justiça, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Luís Pires e Cristina Branco. Produção: Feliciana Amaro, Hernâni de Carvalho e Francisco Cervantes. Realização: Helena Carmen.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Grafismo com sondagem sobre o comportamento provocante da mulher e sobre o violador. 05m11: Caso de violação de rapariga de 20 anos cujo violador continua em liberdade, ocorrido na Costa de Caparica em 1994; rádio de comunicação de polícia; sirene de carro da polícia; carrinha dos bombeiros de Cacilhas com sirene ligada; mulher de costas a caminhar na rua de noite; pessoa a ser colocada de maca no interior de ambulância; Maria, mulher não identificada, descreve a violação de que foi vítima; ruas da Costa de Caparica à noite. 07m23: Zona de restauração onde se encontra o restaurante "O Barbas"; patrão de Maria descreve o estado em que Maria chegou ao trabalho; trânsito na Costa de Caparica; carro patrulha da PSP; homem manuseia arma de fogo; placa de urgências do hospital. 9m56: Populares dizem que matavam os violadores; ruas da Costa de Caparica de dia com muita gente nas ruas; sombra de homem a caminhar; esquadra da PSP da Costa de Caparica; carro da PSP; zona de esplanadas e discotecas da Costa de Caparica à noite com movimento de pessoas; casal caminha de mãos dadas; grafismo com sondagem. 26m24: Debate em estúdio com Eurico Marques da Silva sobre o perfil psicológico dos violadores que podem ser considerados doentes ou criminosos, e desfaz alguns mitos, com Jorge Costa Santos, Isaura Melo, Isabel Polónia, e José, que explica porque está a cumprir pena e relata os acontecimentos que levaram à sua condenação. 19m40: Isaura Melo fala da culpabilização que sentem as vítimas de violação que procuram a associação, e aborda comportamentos que possam eventualmente provocar os violadores; Jorge Costa Santos fala do código penal vigente e que este não contempla a violação de homens, e comenta o conceito de provocação feita por uma mulher. 26m20: Isabel Polónia fala de situações limite, exemplificando com a descrição de caso ocorrido com mulheres estrangeiras, e explica porque apenas 8 por cento das vítimas fazem queixa às autoridades e descreve os trâmites legais seguidos pela polícia quando lhes é apresentada uma queixa formal. 31m12: Isaura Melo e Isabel Polónia dizem o que devem fazer as vítimas que na maior parte dos casos destroem as provas do crime.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .