Coisas da Vida – Parte II

00:27:09

Segunda parte do programa apresentado por Luís Pires e Cristina Branco sobre a violação de mulheres, com debate em estúdio com Eurico Marques da Silva, psicólogo, com Jorge Costa Santos, médico do Instituto de Medicina Legal, com Isaura Melo, jurista da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, com Isabel Polónia, inspetora da Polícia Judiciária e com José, em direto de uma cadeia em Lisboa, a cumprir pena por violação.

  • Nome do Programa: Coisas da Vida
  • Nome da série: Coisas da Vida
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Luís Pires, Cristina Branco, Eurico Marques da Silva, Jorge Costa Santos, Isaura Melo, Isabel Polónia
  • Temas: Justiça, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Luís Pires e Cristina Branco. Produção: Feliciana Amaro, Hernâni de Carvalho e Francisco Cervantes. Realização: Helena Carmen.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Grafismo com sondagem sobre o comportamento provocante da mulher e sobre o violador; direto do José que revela alguns pormenores do seu caso e pede opinião a Isabel Polónia. 09m34: Jorge Costa Santos explica os procedimentos do Instituto de Medicina Legal em casos de violação, dos vários crimes de natureza sexual existentes e do tratamento dado pelos hospitais às vítimas de violação. 18m46: Eurico Marques da Silva explica como é feito o acompanhamento psicológico das vítimas de violação, referindo o sofrimento por que passam e revela como faz as entrevistas às mesmas; Jorge Costa Santos diz que é normal uma mulher ser examinada por outra mulher e explica como é feito o exame pericial. 22m32: Isabel Polónia explica porque não têm de ser obrigatoriamente mulheres a examinar as vítimas de violação. 22m55: Resultados da sondagem; Eurico Marques da Silva comenta o resultado da sondagem levada a cabo durante o programa e explica o porquê do público pedir penas cada vez mais graves para os violadores. 25m35: Isaura Melo deixa mensagem de alento às mulheres vítimas de violação e incita-as a apresentarem queixa sempre que tal suceda; Jorge Costa Santos comenta o resultado da sondagem e Isabel Polónia revela ser contra a pena de morte e refere as penas aplicáveis em Portugal; José questiona as penas aplicadas a violadores, considerando-as pesadas quando comparadas com assassinos. 29m54: Apelo de Ermelinda Cunha, de Vila Real, sobre o desaparecimento do seu filho António Cunha Milão, há 8 dias; grafismos com fotografia e dados do desaparecido. 31m09: Jorge Costa Santos faz aviso às vítimas de violação, explicando o que estas não devem fazer.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .