Coisas da Vida – Parte I

00:33:21

Primeira parte do programa apresentado por Luís Pires e Cristina Branco sobre a dependência da droga, recuperação de reclusos toxicodependentes e apoios estatais, com debate em estúdio com Padre Feytor Pinto, Alto Comissário do Projecto Vida, com Marques Ferreira, Director-Geral dos Serviços Prisionais, e com a jornalista Olga Almeida, em direto do Estabelecimento Prisional de Lisboa, com um grupo de reclusos que representam uma peça de teatro e que se encontram num projecto piloto de desintoxicação, e participações via telefone de telespetadores sobre este assunto.

  • Nome do Programa: Coisas da Vida
  • Nome da série: Coisas da Vida
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Luís Pires, Cristina Branco, Olga Almeida, Padre Feytor Pinto, Manuel Marques Ferreira
  • Temas: Política, Saúde, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Luís Pires e Cristina Branco. Produção: Feliciana Amaro e Francisco Cervantes. Realização: Helena Carmen.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Reclusos a caracterizarem-se e a vestirem-se antes de entrarem em cena; reclusos em palco a representarem personagens a consumirem droga e sob o efeito de drogas; ressaca após o consumo de drogas, personagens a consumirem e a conversarem sobre traficar droga. 22m36: Marques Ferreira refere que os jovens que representaram a peça e que estão em recuperação da dependência da droga são privilegiados mas o Ministério da Justiça pretende abranger muitos mais jovens toxicodependentes das prisões portuguesas; direto da jornalista Olga Almeida. 25m54: Padre Feytor Pinto felicita os reclusos atores, concorda que a prisão pode reabilitar jovens toxicodependentes se houver condições para tal e reconhece a importância dos reclusos representarem a realidade que viveram; Marques Ferreira saúda os reclusos que estão em direto do estabelecimento prisional e comenta que o Ministério da Justiça acarinhou os projectos dos reclusos em recuperação como a representação da peça de teatro. 30m41: Marques Ferreira afirma que está a surgir e está a ser divulgada uma nova filosofia de tratamento dos reclusos toxicodependentes, como a Ala G entre outras; recluso em direto afirma que deveriam haver mais projectos de recuperação noutras prisões; testemunho de Pedro, recluso, sobre as críticas de outros colegas aos que se querem desintoxicar das drogas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .