Ciganos em Fátima

00:17:35

Documentário de caráter cultural sobre a peregrinação internacional de ciganos provenientes de vários países ao Santuário de Fátima, promovida pelo Secretariado do Apostolado dos Nómadas, realizada entre 06 e 09 de setembro de 1970.

  • Nome do Programa: Ciganos em Fátima
  • Nome da série: CIGANOS EM FÁTIMA
  • Locais: Fátima
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Locução: António Gomes Ferreira. Realização: José Elyseu.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Autocarro e automóveis dirigem-se para Fátima; exterior do Santuário de Fátima ou Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, destacando-se a presença de devotos que acedem velas e o som dos sinos; cartaz da peregrinação; acampamento com tendas e caravanas, onde estão automóveis com matrículas estrangeiras e crianças brincam, mulheres lavam louça em baldes, homens fumam cigarros, mulheres dão biberon a bebés e pessoas convivem e conversam informalmente, dançam e cantam. 06m24: Cortejo dirige-se para a Capelinha das Aparições, no dia 06, onde ciganos saúdam Nossa Senhora de Fátima e cantam com destaque para a presença de Dom João Pereira Venâncio, Bispo de Leiria, e assistem a cerimónia religiosa presidida por Dom António dos Reis Rodrigues, Bispo de Madarsuma. 09m04: Cortejo na Via Sacra, realizada no dia 07, em que os ciganos cantam à medida que vão parando nas estações; sacerdotes conversam, cantam e dançam em conjunto com membros da comunidade cigana e celebram missa no acampamento; Dom António dos Reis Rodrigues visita o acampamento e interage com jovem cigana em cadeira de rodas. 13m37: Realização da Festa da Natividade de Maria, onde ciganos transportam andor até ao altar da concelebração, presidida por Monsenhor Emmanuele Clarizio, representante da Santa Sé; homem canta música cigana acompanhado por guitarra e rostos de mulheres e homens ciganos alternado com celebração de missa campal no Santuário de Fátima onde membros da comunidade realizam o ofertório, recebem a hóstia e participam na procissão do adeus e despedida.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .