Cientificamente

00:28:08

Programa de divulgação científica, conduzido pelos médicos António Terrinha e José Moura Nunes, com a colaboração do professor Rui Pinhão e do engenheiro agrónomo Miguel Mota. Neste programa, destaque para a criação da mosca tsé-tsé em laboratório para combater a "doença do sono", e a vida de uma célula vegetal.

  • Nome do Programa: Cientificamente
  • Nome da série: Cientificamente
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: António Terrinha, José Moura Nunes, Rui Pinhão
  • Temas: Ciência e Tecnologia
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: António Terrinha e José Moura Nunes Produção: Santos Careto
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Lisboa, Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), José Moura Nunes introduz os temas; separador "Colónias da mosca tsé-tsé: um passo para o controle da doença do sono"; António Terrinha entrevista Rui Pinhão, professor e responsável pelo Departamento de Parasitologia do IHMT, sobre a "doença do sono", os agentes da sua transmissão, o processo de infeção e as consequências da variante animal da doença em África, ilustrada com doentes africanos infetados a serem examinados, desenhos de parasitas unicelulares, glossina, mapa de África com a localização geográfica de glossinas. 01h34m07: Rui Pinhão lê e comenta excerto do livro "De Angola à Contra Costa" de Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens, oficiais da Armada e exploradores africanos, sobre os malefícios da glossina em África, refere a impossibilidade do desenvolvimento da pecuária num terço de África, a luta do povo africano, o combate à doença do sono e a necessidade de se desenvolverem estudos em laboratório, ilustrado com capa, folha de rosto e ilustrações de "De Angola à Contra Costa". 01h37m34: Depoimento de Rui Pinhão sobre a resistência das glossinas às tentativas de colonização no passado e a criação destas moscas em laboratório; colónia de glossinas no insectário do IHMT; gaiola onde as moscas são mantidas; glossinas a alimentarem-se do sangue de animais e a picarem braço humano. 01h42m30: Pares de glossinas em cópula; pormenor de um ferrão; fêmea grávida; larvas de glossina (pupas); caixa de eclosão onde estas são mantidas; nascimento do insecto adulto; moscas; técnica retira moscas recém-nascidas da caixa de eclosão; António Terrinha agradece a colaboração de Rui Pinhão e refere a importância da cultura de glossinas. 01h45m33: Separador "a vida de uma célula vegetal"; depoimento de Miguel Mota, engenheiro agrónomo do Departamento de Genética da Estação Agronómica Nacional, sobre a descoberta das células pelo cientista inglês Robert Hooke no século XVII, a diferença entre uma célula vegetal morta e uma célula vegetal viva e a constituição da célula, ilustradas com desenho representando uma célula presente no estudo de Robert Hooke; Miguel Mota apresenta filme sobre a célula; imagens aceleradas representativas da atividade vital das células vegetais, sua constituição e funcionamento e o processo de ciclose (movimento de citoplasma). 01h50m56: Miguel Mota apresenta filme sobre a divisão das células; imagens aceleradas alusivas ao processo de divisão celular conhecido por mitose.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .