Cientificamente

00:25:06

Programa de divulgação científica, conduzido pelos médicos António Terrinha e José Moura Nunes, com a colaboração de Manuel Campos Costa e Emílio Salgueiro, do Centro de Saúde Escolar de Lisboa. Neste programa, destaque para a importância do rastreio da visão em crianças que vão ingressar na escola e o funcionamento do sistema de almofada magnética.

  • Nome do Programa: Cientificamente
  • Nome da série: Cientificamente
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: António Terrinha, José Moura Nunes
  • Temas: Ciência e Tecnologia
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: António Terrinha e José Moura Nunes Produção: Santos Careto
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

António Terrinha introduz os temas do programa; separador "Avaliação da visão à entrada para a escola"; depoimento de Manuel Campos Salgueiro, diretor do Centro de Saúde Escolar de Lisboa, sobre a necessidade de avaliar a capacidade de visão quando a criança entra para a escola e os métodos de avaliação da acuidade visual que se revelaram ineficazes e mostra quadros com letras e símbolos utilizados na avaliação do desempenho da visão. 01h08m13: Manuel Campos Salgueiro refere a ineficácia da utilização de quadros com gravuras, o método da correspondência entre estruturas e o estabelecimento de uma escala gradativa referente à dificuldade no reconhecimento de certas letras; Manuel Campos Salgueiro escreve letras num quadro. 01h11m31: Manuel Campos Salgueiro explica o processo da avaliação do desempenho da visão das crianças com recurso a um quadro com as nove letras estruturalmente mais simples e a relação da maturação intelectual da criança com a perceção das letras; Manuel Campos Salgueiro mostra o quadro das letras consideradas adequadas para crianças que vão ingressar na escola e destaca as vantagens do método; Luís, estudante do ensino básico, faz testes da visão na sala de aula. 01h17m05: Separador "Almofada magnética: a suspensão do futuro"; José Moura Nunes refere o comboio que funciona a partir do sistema de almofada magnética, as suas vantagens e a semelhança com o sistema de hovercraft, ilustrado com comboio, equipamentos eletrónicos dispostos em cima da mesa, hovercrafts; José Moura Nunes explica o funcionamento do sistema com o auxílio de esquemas. 01h22m24: José Moura Nunes explica o funcionamento do sistema com o auxílio de um aparelho eletrónico; desenho representando dois processos do funcionamento da carruagem de um comboio com recurso ao sistema de almofada magnética; apresentador refere a possibilidade de futuramente o transporte de passageiros ser feito num comboio com estas características, ilustrado com comboio.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .