Cientificamente

00:19:38

Programa de divulgação científica, conduzido pelos médicos António Terrinha e José Moura Nunes. Neste programa, destaque para a fusão de células animais e vegetais em laboratório, aplicada ao estudo do funcionamento genético e de doenças humanas, e a importância do mar como fonte de recursos.

  • Nome do Programa: Cientificamente
  • Nome da série: Cientificamente
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: António Terrinha, José Moura Nunes
  • Temas: Ciência e Tecnologia
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: António Terrinha e José Moura Nunes Produção: Santos Careto
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

No laboratório, António Terrinha refere um dos temas do programa e fala do sentido crítico que os cientistas devem ter, ilustrado com desenhos de pulgas; separador "Hibridização celular: Animal ou Vegetal? Um Novo Jogo da Vida". 04m59: António Terrinha destaca a importância do cultivo de células vivas em laboratório, o funcionamento dos genes, o seu papel na hereditariedade e a fusão de células animais e vegetais para a definição de um mapa genético, ilustradas com células vistas ao microscópio, divisão de células, desenho representando cromossomas humanos e animais. 08m59: António Terrinha refere a dificuldade da fusão de células animais e vegetais, o funcionamento do processo, as vantagens do mesmo para o estudo de células cancerosas e as especulações dos cientistas sobre a técnica, ilustradas com desenho de Hieronymus Bosch, pintor holandês dos séculos XV e XVI, representando a união dos reinos animal e vegetal, esquema explicativo da fusão de células animais e vegetais, fotografia do processo de fusão. 13m40: Separador "Petróleo e poluição"; José Moura Nunes disserta sobre a importância do mar, a tentativa de evitar a poluição da água para preservar os animais que o habitam e constituem uma fonte de alimentação humana, os acidentes com petroleiros, os efeitos do petróleo na água e o processo de espalhar detergente sobre as manchas de petróleo para evitar os efeitos nocivos dos derramamentos, ilustrado com petroleiros, acidente com petroleiro, manchas de petróleo em rochas e na água, patos, ave coberta de petróleo. 16m36: José Moura Nunes explica o funcionamento do processo de limpeza utilizando um agitador magnético, ímanes, tina com água, proveta com óleo e pipeta, e refere a possibilidade de futuramente se combaterem de forma eficaz os derramamentos de petróleo.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .