Cidade Abaluartada de Elvas

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Programa cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado à cidade alentejana de Elvas, distinguida pela UNESCO como Património da Humanidade pela exemplaridade e integridade da sua arquitetura militar, conforme nos explica o convidado Domingos Bucho, especialista em Arquitetura Militar.

  • Nome do Programa: Cidade Abaluartada de Elvas
  • Nome da série: Visita Guiada III
  • Locais: Portugal, Elvas
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Domingos Bucho
  • Temas: Artes e Cultura, História, Política
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paula Moura Pinheiro. Produção: Sara Oliveira.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Imagens aéreas da cidade alentejana de Elvas, Forte de Nossa Senhora da Graça, Paula Moura Pinheiro, apresentadora, faz resumo da temática do programa. Grafismo com globo terrestre com destaque para o território de Portugal com a cidade de Elvas assinalada, panorâmicas aéreas de Elvas, vistas da cidade, muralhas e Castelo de Elvas, Porta de Elvas, Aqueduto da Amoreira, Forte de Santa Luzia, a 1ª fortificação a ser concluída. Comentários de Domingos Bucho, Coordenador da Candidatura de Elvas a Património Mundial, sobre o Forte de Santa Luzia, que integra o sítio denominado Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações, classificado pela UNESCO como Património Mundial, fotografias de Elvas, da autoria de Raúl Ladeira, com vistas das fortificações, retrato de Manuel de Azevedo Fortes (1660-1749), Engenheiro Militar, capa do seu livro, imagens aéreas do Forte de Santa Luzia, que remonta ao contexto da Guerra da Restauração da independência portuguesa, que caracteriza-se pelo seu formato poligonal estrelado, detalhes das muralhas e dos fossos, comentários sobre o seu historial e os seus engenheiros finais, Joannes Cieremans, mais conhecido em Portugal como João Pascácio Cosmander, e Jean Gillot, capa do livro "La Geometrie" de René Descartes, ilustração de Sébastien Le Preste de Vauban (1633-1707), arquiteto militar francês e introdutor do chamado estilo Vauban de fortificação, fotografia do Forte de Santa Luzia por Raúl Ladeira, entrada do Forte de Santa Luzia, interior com retrato o óleo de Cosmander, relato da sua biografia como membro da Companhia de Jesus e Professor de Matemática, retratos a óleo de D. João IV (1604-1656), e do Príncipe D. Teodósio (1634-1683), ambos por Georgio Domenico Duprà, retrato de D. Fernando Álvarez de Toledo y Pimentel, 3º Duque de Alba (1507-1582), por Ticiano, ilustração da Batalha de Alcântara, a 25 de Agosto de 1580, desenho do sítio e ordem de batalha diante de Lisboa, por mar e terra. Vista panorâmica a partir do Forte de Santa Luzia com Badajoz no horizonte, capa do livro "A Arte da Guerra" de Nicolau Maquiavel, ilustração da Batalha de Fornovo, 6 de Julho de 1495, explicações sobre a revolução na arquitetura militar para acompanhar a evolução da artilharia militar cada vez mais forte, fotografia de La Valletta, Malta, também uma cidade fortificada, imagens aéreas do Forte de Santa Luzia, entrada nas galerias do Forte de Santa Luzia, o seu interior, explicações de Domingos Bucho sobre a utilidade das galerias, as chamadas contraminas, imagens panorâmicas de Elvas, Forte de Santa Luzia recortado no horizonte, panorâmicas em movimento do Aqueduto da Amoreira, que liga a nascente da Amoreira à Fonte da Misericórdia, que é considerado o maior aqueduto da península Ibérica com quase 8 km, cisterna, um edifício abobadado com um reservatório, interior da cisterna de Elvas, da autoria de Nicolau de Langres, ilustrações da Batalha das Linhas de Elvas, 14 de Janeiro de 1659, e da Batalha do Ameixial, a 8 de Junho de 1663, ambas contra o exército espanhol, interior da antiga Sala da Vedoria onde se fazia a gestão do esforço de guerra e se internavam os doentes durantes as epidemias, fotografia do exterior do antigo Hospital Militar de Elvas, vistas aéreas de Elvas, também conhecida como a Cidade Quartel e a Rainha da Fronteira, fotografias dos exteriores do Museu Militar de Elvas, do conjunto de arreios para o transporte de morteiro, de aparelhos de telecomunicações, de mesa de traumatologia universal, de peça de artilharia Schneider Canet (1904), ambulância de tração animal - modelo francês (1890), estojo de primeiros-socorros (século XIX), de berliet tramagal (1969), e de de Unimog (1955). Panorâmicas do Aqueduto da Amoreira.

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