Estúdio de Fotografia de Carlos Relvas na Golegã

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Programa cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado à Casa-Estúdio que Carlos Relvas mandou construir em 1872 na sua propriedade da Golegã, única no seu género a nível mundial e para sempre ligada à sua obra e ao seu projeto de vida devotado à fotografia conforme nos explica o convidado Nuno Borges de Araújo, Investigador.

  • Nome do Programa: Estúdio de Fotografia de Carlos Relvas na Golegã
  • Nome da série: Visita Guiada III
  • Locais: Portugal, Golegã
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Nuno Borges de Araújo, Carlos Relvas
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paula Moura Pinheiro. Produção: Sara Oliveira.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Paula Moura Pinheiro, apresentadora, refere a temática do programa junto a um retrato de Carlos Relvas, panorâmicas dos exteriores da sua Casa-Estúdio construída nos jardins da sua propriedade da Golegã, Ribatejo, a antiga Quinta do Outeiro. Grafismo com globo terrestre com destaque para o território de Portugal com a vila da Golegã assinalada, cavalos no pasto, exterior do Portal manuelino e torre sineira da Igreja Matriz da Golegã, estátua em bronze de Manuel dos Santos, Toureiro, pormenores antigos nos exteriores das lojas, exterior de casa apalaçada, vistas aéreas da Casa-Estúdio de Carlos Relvas e paisagem envolvente. Exteriores da Casa-Estúdio, comentários de Nuno Borges de Araújo sobre o estado de perfeita conservação destas instalações construídas de propósito para a realização fotográfica, interior do livro "Traité Générale de Photographie", de Monckhoven, Paris, 1863, com ilustrações de estúdios fotográficos da época, escadaria no exterior das instalações, pormenores do telhado, livro "Traité Pratique de Phototypie", de Léon Vidal, retrato da Casa-Estúdio Carlos Relvas, pormenores da fachada com bustos esculpidos de Joseph Nicéphore Niépce e de Louis Jacques Mandé Daguerre, investigadores da fotografia, fotografias a preto e branco do início da construção desta Casa-Estúdio, 1872, desenhos deste edifício de estilo neogótico, série de fotografias a preto e branco do Mosteiro da Batalha de 1870, do Mosteiro de Alcobaça de 1870, do Templo Romano de Diana em Évora de 1880, da Igreja e Torre dos Clérigos, Porto, 1865-75, do Aqueduto das Águas Livres, Lisboa de 1880, da Sé Velha de Coimbra de 1880, do Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa de 1870, da autoria de Carlos Relvas pormenores da arquitetura exterior, utilização de estruturas em ferro e vidro para a captação da luz, desenho da estrutura de ferro. O interior da Casa-Estúdio, sala de espera, no rés-do-chão funcionavam os laboratórios e a receção, situando-se no primeiro andar o espaço de maquilhagem e o estúdio com as enormes vidraças, escadaria interior em caracol, interior do estúdio repleto de material fotográfico, Nuno Borges de Araújo explica as características deste estúdio totalmente revestido a vidro, cortinas e estores japoneses no teto movidas por um sistema de cordas e roldanas que permitiam controlar a entrada e intensidade da luz, livros e revistas de fotografia em exposição nas prateleiras, vários tipos de máquinas fotográficas antigas, lentes fotográficas, interior da câmara escura, prémio de fotografia emoldurado, conversa sobre a técnica fotográfica de Carlos Relvas, série de fotografias a preto de Carlos Relvas como os retratos de estúdio de Margarida Relvas com os quatro filhos, 1862-1863, e de Margarida Relvas e a sua filha Margarida, 1880-82, adereços de cenários, retrato de exterior com cenário mural de cavaleiro apeado de 1875, retrato pintado de Louis Daguerre (1787-1851), retratos pintados em miniatura tipo fotografia. Dados biográficos sobre Carlos Relvas enquanto fotógrafo, retratos de Carlos Relvas com a mulher e filhos, 1866-1867, de José, Clementina e Francisco de 1867, de figura feminina sorrindo ao fotógrafo de 1876, Lavadeiras na Alverca do Campo, Golegã de 1880, Peixeiras da Figueira da Foz, 1880-1882, Banhistas na praia da Figueira da Foz de 1880, e Paisagem marinha com rebentação das ondas, 1880-1885. Retratos do Rei D. Luís, 1880, da Rainha D. Maria Pia de Sabóia de 1882, Oliveira centenária no Campo da Golegã, Ribatejo, 1878-1880, Paisagem com neve na Serra da Estrela, 1876-1878, Cheias do Tejo, Ribatejo, 1876-1880, Paisagem serrana Serra da Estrela, 1876-1878, Céu da Golegã com nuvens, Ribatejo, 1876-1880, Paisagem serrana Serra da Estrela, 1876-78, Queda de água Serra do Gerês de 1880, Penedo da "Cabeça da Velha" Serra da Estrela, 1876-78, Paisagem dos Alpes, 1889-1890, Paisagem dos Alpes, 1889-90, Figura do Clero um Bispo de 1880, Velho com Pau, 1870-1880, Rei D. Luís I de 1880, Rainha D. Maria Pia de Sabóia de 1882, Carlos Relvas com familiares e amigos no campo, 1880-90, D. Margarida Relvas e Eugénia Mendes, sentadas e Margarida Relvas e uma amiga de pé, junto a uma árvore centenária Golegã de 1880, Camponeses, 1870-1880, Retrato de mulher e criança, 1876-78, Autorretrato, 1868-69, Autorretrato de 1870, Carlos Relvas com traje de campino, 1862-64, Autorretrato, 1868-69, Autorretrato de 1870, Carlos Relvas com traje de cavaleiro tauromáquico de 1860, Carlos Relvas montado no cavalo "Rolito" com traje de jóquei de 1873, Sala de espera de 1876, Pessoal do Serviço Doméstico, 1870-1880, Estúdio fotográfico de Carlos Relvas de 1876, Família Relvas e amigos num piquenique no campo, Golegã, 1880-82, constantes do seu arquivo pessoal. Diplomas de prémios de fotografia de exposições internacionais, retrato de Maria Liberata Costa Mendes, Condessa de Podentes de 1876, Mendigo de 1876, Jerónimo Vasconcelos, Conde de Podentes de 1876, José Relvas de 1875, a evolução da fotografia e dos matérias de revelação, interiores do estúdio, retratos de Augusto dos Santos Fonseca de 1868, e de Carlos Relvas e Augusto dos Santos Fonseca, 1875-1876. Vistas panorâmicas do exterior da Casa-Estúdio e da zona circundante.

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