Carlos Drummond de Andrade
Paula Moura Pinheiro conversa com Arnaldo Saraiva, escritor e investigador da obra de Drummond de Andrade, e com o escritor brasileiro Antônio Torres, sobre Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores escritores em língua portuguesa, mas que só nos anos 60 começou a ver estudada a sua poesia em Portugal, isto a propósito do facto singular da dupla comemoração do ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal.
Resumo Analítico
Paula Moura Pinheiro, Apresentadora, faz o resumo dos temas a tratar, livros de Jorge Amado, sobre o Brasil da Bahia, e de Carlos Drummond de Andrade, sobre o de Minas Gerais, e a apresentação dos seus convidados; genérico. Imagens a preto e branco de arquivo RTP de João Villaret a declamar poema de Carlos Drummond de Andrade intitulado "Quadrilha". Capa da 1ª edição do livro "Alguma Poesia" de Carlos Drummond de Andrade, de 1930, o primeiro publicado pelo poeta, destaque para a página com o poema "José", capa do livro "Modernismo Brasileiro e Modernismo Português", de Arnaldo Saraiva, o mesmo fala sobre o poeta, de quem se tornou muito amigo e estudioso da sua obra, capas dos livros "Mau Tempo no Canal" de Vitorino Nemésio, orientador da tese de mestrado de Arnaldo Saraiva sobre Drummond de Andrade, e de "Introdução à Poesia de Eugénio de Andrade", também de Arnaldo Saraiva, fotografia a preto e branco de Drummond de Andrade e Arnaldo Saraiva, comentários sobre a ascendência escocesa e portuguesa de Drummond de Andrade, a sua personalidade recolhida que gostava de falar ao telefone mas não em pessoa, a sua metodologia de trabalho, o seu estilo de escrita, fotografias do poeta no Rio de Janeiro e com a filha Maria Julieta, retratos do poeta em jovem e as aulas semelhanças físicas com Fernando Pessoa. Antônio Torres comenta as diferenças entre Jorge Amado e Drummond de Andrade, capa do livro de poseia "Viola de Bolso" de Drummond de Andrade, uma coleção de poemas conviviais, fotografia a preto e branco do poeta com Manuel Madeira, capa do livro "Carta ao Bispo" de Antônio Torres, este conta como Drummond gostava de escrever cartas, de como era humilde na sua postura, retratos em janela de Jorge Amado e de Drummond de Andrade. Imagens de arquivo RTP com fotografias da biografia de Dummond de Andrade enquanto que o próprio em off declama o seu poema "A Pedra no Meio do Caminho", de 1928. Conversa sobre a discussão, à época, deste poema polémico sobre a sua genialidade ou imbecilidade na "Revista de Antropofagia", destaque para a própria, Arnaldo Saraiva escreveu um livro acerca deste poema e desta controvérsia, capa deste livro "Uma Pedra no Meio do Caminho", de Drummond de Andrade, carta do poeta a Arnaldo Saraiva dando-lhe direitos de autor e coautoria. Capa da nova edição deste livro empunhado por Arnaldo Saraiva que afirma que este poema é fonte de inspiração permanente. Antônio Torres comenta poemas de Drummond que servem de oficina de escrita para o próprio poeta, a maneira como ele utiliza e brinca com as palavras. Em estúdio, a jornalista Filipa Leal declama excerto do poema "Confidência de um Itabirano" do livro "Sentimento do Mundo, de Drummond de Andrade, 1940; fotografias e imagens do poeta com comentários do próprio em off. Capa do livro de poesia "A Rosa do Povo", de Drummond de Andrade, em estúdio, a jornalista Filipa Leal lê o poema "A Flor e a Náusea", de 1945, o 1º contacto de Arnaldo Saraiva com a obra de Drummond, Arnaldo Saraiva declama trecho deste poema em francês, tal como o leu pela 1ª vez. Antônio Torres ressalta a veia de cronista de Drummond espelhada na sua obra poética, grafismo com capa do livro "70 Historinhas" de Drummond. Arnaldo Saraiva fala da escrita em prosa de Drummond, do seu primeiro texto intitulado "Aurora Colegial", uma crónica em prosa. Destaque para documento com várias assinaturas