Caminho-de-Ferro Impossível

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Documentário sobre a história do trecho da linha férrea que faz a ligação entre o Porto e Salamanca através da fronteira de Barca de Alva, e a tentativa levada a cabo por um grupo de entusiastas dos caminhos de ferro, portugueses e espanhóis, para a sua reabertura apenas para viagens turísticas.

  • Nome do Programa: Caminho-de-Ferro Impossível
  • Nome da série: Caminho-de-Ferro Impossível
  • Locais: Lisboa, Porto, Salamanca, Entroncamento
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Paulo Silva Costa Produção: João Barrigana
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Comboio apita e circula na linha férrea entre as escarpas das margens do Rio Douro, vista panorâmica da paisagem natural dos socalcos do Douro, narração em off da sua construção onde 4 mil homens fizeram 26 túneis e 30 pontes num trabalho de 14 anos, comboio atravessa ponte metálica, plano picado da trajetória do comboio no meio da paisagem à beira rio, vista do Alto de Vargelas, placa com poema sobre o local da autoria de Francisco Moita Flores, leitura do mesmo em off. 10h02m35: Imagens de arquivo RTP a preto e branco de homens e bois nas margens a puxarem um barco rabelo que navega, a carregarem as pipas de vinho do Porto para o seu interior, a remarem com o barco carregado (Realização: Adriano Nazareth / Autoria: Vasco Hogan Teves e Carlos Rodrigues). Fotografia a preto e branco de homens e bois a puxarem carroça com pipa de vinho (método de transporte), da autoria do fotógrafo alemão Emílio Biel, que demonstra a ruralidade e pobreza da época. Carta da rede telegráfica e do caminho-de-ferro na Península Ibérica com destaque para a zona do Porto até Salamanca, Diário do Governo de 1882 sobre o contrato de construção e exploração da linha férrea de Salamanca a Barca de Alva e Vilar Formoso. Interior do Palácio da Bolsa, no Porto, interior da biblioteca, estante com livros encadernados a couro, consulta de jornais antigos encadernados, declarações de Gilberto Gomes, Historiador, panfleto dos caminhos-de-ferro da Figueira da Foz, mapa com ligações ferroviárias entre Portugal e Espanha. Vista da cidade do Porto a partir do interior de cela prisional da Cadeia da Relação, local sede do Centro Português de Fotografia, máquinas fotográficas antigas, funcionária de luvas brancas manuseia documento fotográfico, negativo de fotografia sobre a construção da Linha do Douro. Capa do ?Álbum Caminho de Ferro do Douro?, da autoria de Emílio Biel, 1887, fotografias a preto e branco dos trabalhos de construção da linha férrea testados por locomotiva a vapor, de várias estações ferroviárias e pontes, de operários em laboração a servirem de escala. 10h07m33: Comentários de Fernando de Sousa, Professor de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sobre os altos custos deste projeto e as dificuldades que se prendiam com a topografia adversa dos terrenos, fotografias antigas a preto e branco de pontes, viadutos e estações ferroviárias em construção dos Caminhos de Ferro do Douro. Panorâmica e vários planos de ponte metálica que atravessa o Rio Águeda e que dá entrada num túnel escavado na rocha já no lado espanhol da fronteira. Declarações de Carlos de Abreu, Geógrafo e Historiador raiano, acerca dos 17 Km que implicaram a construção de 20 túneis e 13 pontes metálicas, interior de um túnel, relato sobre os vários acidentes de trabalho e as doenças que afetavam os trabalhadores e provocaram várias mortes. Cidade de Salamanca, movimento de rua, exterior e interior da Biblioteca Universitária de Salamanca, estantes com livros antigos, consulta de jornais espanhóis antigos encadernados, declarações legendadas de Emilio Rivas Calvo, Ferroviário espanhol, sobre as condições e conflitos de trabalho. Documento e notas de bancos portugueses que faliram o que levou à nacionalização do projeto, declarações de Gilberto Gomes sobre o financiamento deste investimento. Destaque para ação do Banco Comercial do Porto, pertença da Condessa de Bertiandos, com a respetiva desvalorização. Comentários de Fernando de Sousa sobre a nacionalização das linhas ferroviárias. 10h16m02: Fotografias antigas a preto e branco da construção do Porto de Leixões, que levou à formação e posterior falência da Companhia das Docas do Porto e dos Caminhos de Ferro Peninsulares. Caricatura do Conde Henry Burnay, principal Banqueiro e Empresário, da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro, constante do Álbum das Glórias. Consulta do Arquivo Burnay guardado na Torre do Tombo, em Lisboa, declarações de Maria Eugénia Mata, Professora de História Económica da Universidade Nova de Lisboa, fotografia a preto e branco da aristocracia da época. Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, locomotivas antigas que fizeram serviço na Linha do Douro, mapa excursionista de Portugal da Sociedade de Propaganda de Portugal com destaque para a linha ferroviária até Salamanca. Arquivo Histórico da CP: pilhas de bilhetes de comboio em cartão para os vários troços da Linha do Douro, documento com planificação do comboio nº 155 do Porto e Barca D´Alva. Excerto de imagens a preto e branco do arquivo RTP da estação ferroviária da Livração, relógio da estação, homens sentados no banco da estação, agulheiro a mudar as linhas, chegada do comboio a vapor, comboio em movimento, pipas armazenadas. Comentários de Fernando de Sousa sobre a progressiva perda de importância do comboio no transporte do vinho do Porto e do Alto Douro. Imagens de filme a cores, pertença do Clube das Locomotivas da Grã-Bretanha, de locomotiva a vapor em circulação na margem do rio, da estação de Barca de Alva com operação manual de inversão de locomotiva. 10h22m07: Interior da Estação de S. Bento, no Porto, revestida a painéis de azulejos sobre o tema do trabalho no Douro, da autoria de Jorge Colaço, turistas tiram fotografias. Pessoas sentadas na gare ferroviária da estação de S. Bento, chegada de comboio moderno da Linha do Douro, desembarque de passageiros, vistas da estação, sistema de sinalização, revisor fecha manualmente as portas do comboio, partida, interior do comboio com passageiros, destaque para mapa das linhas ferroviárias. Maquinista faz revista ao comboio regional antes deste iniciar o serviço, sentado na cabine de controlo, a mexer nos comandos, paragem para entrada do revisor. Estação de Campanhã, comboio parado na gare, embarque de passageiros, comboio em movimento, vista da linha férrea a partir do interior do comboio, alguns passageiros a dormir, cabine com maquinista, revisor vende bilhetes, entrada na via única, agulheiro agita bandeira amarela. Vista da paisagem natural do Douro a partir do interior do comboio em movimento, circulação à beira rio, chegada à estação do Pinhão que se encontra deserta. 10h27m30: Declarações de Artur Cascarejo, Presidente Comunidade Intermunicipal do Douro, sobre a culpa da CP no facto das pessoas deixarem de viajar de comboio. Continuação da viagem de comboio, enfoque na paisagem, apeadeiro Alegria completamente deserto. Comentários de Nuno Moreira, Administrador CP ? Comboios de Portugal, sobre o serviço regional ferroviário existente e a sua continuidade ou não. Imagens noturnas da estação de Pocinho, terminus da Linha do Douro, chegada do comboio, desembarque de meia dúzia de passageiros. Imagens de filme a cores pertença do Clube das Locomotivas da Grã-Bretanha, de locomotiva a vapor em circulação, passagem pela ponte ferroviária. Pocinho: interior das antigas oficinas com carruagens degradadas, material ferroviário em processo de apodrecimento. Declarações de João Ferrão, Geógrafo e Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais, sobre os custos do abandono do património ferroviário. Estação de Almendra, uma das abandonadas pelo fim do percurso até Barca D´Alva, linhas quase cobertas pela vegetação. Comentários de Rui Loureiro, Presidente REFER ? Rede Ferroviária Nacional, sobre o programa de reabilitação. Estação de Barca D´Alva desativada e degradada, declarações de João Ferrão sobre o potencial de atração da Linha do Douro. Vista panorâmica do rio Douro e da paisagem circundante, plano aproximado de videiras em Castelo Melhor, vindima feita por mulheres, plantação vinícola em socalcos, vinhas. 10h36m28: Declarações de José Maria Soares Franco, Enólogo e Vinicultor, sobre o interesse em reativar e manter a traça tradicional da estação de Castelo Melhor e da sua aposta no enoturismo, barco turístico navega no Douro, interiores e exterior da estação ferroviária. Vistas da cidade do Porto a partir da margem oposta do rio, barcos rabelos em construção na margem, ponte D. Maria, barco de turismo passa sob a ponte, turistas tiram fotografias enquanto se ouve a explicação em inglês da guia turística. Interior da cabine de controlo do barco de turismo da empresa Douro Azul, sala, passageiros no deck deitados em espreguiçadeiras, cruzeiro no rio, barco a atravessar barragem. Interior de antiga adega de Miragaia transformada em centro de acolhimento turístico, escritórios com funcionários ao computador, declarações de Mário Ferreira, Empresário, sobre as más condições da Linha do Douro. Embarque de passageiros na locomotiva nº186 recuperada, fornalha, maquinistas, excerto da viagem, declarações de Mário Ferreira. Poster do início do século das Excursões em Caminhos de Ferro com itinerários à vontade dos passageiros, comboio a vapor continua viagem, interior da carruagem com turistas, banda de música a tocar (acordeão e ferrinhos), turistas filmam o trajeto. Mário Ferreira comenta o seu interesse no aproveitamento turístico da parte encerrada da Linha do Douro. Estação de Foz Côa desativada, passeio pedonal dos ?Foz Côa Friends?, comentários de José Ribeiro, Associação Foz Côa Friends, sobre a necessidade da reabertura dos troços desativados da Linha do Douro para a ligação a Espanha e ao resto do mundo. 10h44m49: Vista do Porto de Leixões, imagens em fast motion da abertura da ponte elevatória e passagem de navio. Declarações de Manuel Margarido Tão, Professor de Economia dos Transportes na Universidade do Algarve, sobre a falta da Linha do Douro para o Porto de Leixões e para os habitantes do Porto, imagens aceleradas do trabalho e movimento no Porto de Leixões. Comboio em circulação em linha sujeita a obras, operários a trabalhar, comentários de Rui Loureiro. Panorâmica geral em movimento da paisagem natural do Douro, comboio a surgir do túnel, comentários de Artur Cascarejo sobre a importância da Linha do Douro em toda a região. Homens transportam e montam veículo para circulação em linha férrea, processo de montagem, imagens aceleradas do mesmo, declarações de José Fernando Costa, ?The Brave Ones?, sobre este grupo de entusiastas da ferrovia que percorre os troços abandonados com o veículo por eles concebido e montado (b.o. train). Este veículo a viajar na linha desativada, troço entre Fregeneda e Barca D´Alva, a apitar, a cortarem vegetação para prosseguirem viagem, a atravessarem ponte na margem escarpada do rio Águeda, a empurrarem o veículo, interior de túnel, estação de Hinojosa de Duero abandonada. Circulação de veículos na linha, voluntários da associação ?Todavía? cortam vegetação, imagens aceleradas da limpeza, a removerem restolho. 10h56m11: Maquete de linha, estação de La Fregeneda e comboio em miniatura, declarações legendadas de Félix Torres, Maquetista. Festa na estação de Lumbrales, iniciativa da associação ?Todavía?, a viajarem em estrutura com bicicletas e no b-o. Train, atuação de banda musical, bandeiras portuguesa e espanhola hasteadas. Declarações legendadas de José Andrés Herrero, Associação ?Todavía Sostenible?, sobre a importância transfronteiriça da linha férrea para a fixação e desenvolvimento das populações da região.

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