Bósnia, Ruínas da Paz – Parte I

00:12:59

Primeira parte do programa apresentado pelo jornalista José Manuel Barata-Feyo, sobre as consequências da guerra civil na ex-Jugoslávia, os confrontos e limpezas étnicas na região da Bósnia-Herzegovina, e a integração dos soldados portugueses acantonados no contingente internacional da IFOR da NATO, uma reportagem dos jornalistas Carlos Santos Pereira e Márcia Rodrigues.

  • Nome do Programa: Bósnia, Ruínas da Paz
  • Nome da série: Enviado Especial
  • Locais: Bósnia-Herzegovina
  • Personalidades: José Manuel Barata-Feyo, Márcia Rodrigues, Carlos Santos Pereira
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Manuel Barata-Feyo. Jornalistas: Carlos Santos Pereira e Márcia Rodrigues. Produção: Isabel Carvalho. Realização: Fátima Alves.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Bósnia-Herzegovina, vista geral da cidadede Rogatica, aquartelamento de tropas portuguesas, tropas portugueses dentro de tendas intercalado com entrevistas a soldados portugueses, como Manuel Santos, Segundo Cabo e Augusto Barros, Primeiro Sargento. 06m05: Aeroporto de Figo Maduro, chegada de soldados portugueses da Bósnia, parada e discurso de Moço Ferreira, Tenente Coronel. 06m51: Bósnia, confrontos entre milícias, civis feridos nas ruas, prédio a arder. Vista panorâmica da cidade de Vitchegrade, Ponte sobre o Rio Drina, inscrições em árabe do período de ocupação Otomano na ponte sobre o Rio Drina, casas junto ao rio, vista geral do Rio Drina; gravura representando a guerra travada com os Turcos. Imagens de Arquivo a preto e branco de tropas da I Guerra Mundial, aviões a lançarem bombas durante a II Guerra Mundial, desfile de tropas alemãs empunhando estandartes com a Cruz Suástica, cadáveres a boiarem num rio. Grafismo de Mapa da Bósnia Herzegovina; plano próximo de um retrato do Marechal Tito durante a reunião dos vários líderes da Jugoslávia em 1992. 08m57: Bósnia, civis armados nas ruas intercalado com mapa da divisão territorial das várias províncias Jugoslavas (Eslovénia, Croácia, Sérvia e Bósnia Herzegovina) e grafismo de mapa das principais cidades da Bósnia Herzegovina. 09m30: Imagens de arquivo de uma ponte ainda intacta e depois a sua posterior destruição; vista geral de uma cidade; carro lança roquetes; canhão a disparar; mulher a ser socorrida por médicos e pessoas num funeral. 09m59: Cidade de Mostar, aquartelamento militar das tropas Espanholas integradas no exército da IFOR; vista de prédios e casas destruídas; tanque da IFOR frente a um edifício em ruínas; paredes de prédios cravejadas de balas; homem sentado a ler um jornal, movimento de rua junto de uma mesquita; vista geral da cidade e do rio que separa a cidade entre Croatas e Muçulmanos; pessoas a tomarem banho no rio; ponte improvisada para ligar as duas margens da cidade; ponte a ser construída sobre o rio Nerevka e viaturas a passarem sobre uma ponte improvisada intercalado com entrevista a Ricardo Perez Casado, Administrador União Europeia na Bósnia-Herzegovina. 12m47: Sarajevo, prédio em ruínas, autocarros elétricos danificados, prédios com os vidros partidos e a parte superior completamente destruída, igreja, mesquita a ser restaurada, freira a andar na rua, mulher muçulmana com lenço na cabeça, movimento de rua, esplanada, Padre, pessoas a saírem de uma igreja, coluna militar a escoltar automóveis de civis, vista geral de uma povoação nos arredores de Sarajevo, vista geral do centro de Sarajevo com edifício público a ser recuperado intercalado com entrevista a Haris Silajddzic, Candidato Oposição Bósnia sobre o acordo de Daten. 14m52: Imagens de Arquivo de Sarajevo, Biblioteca Universitária a arder, plano geral do exterior da Biblioteca Universitária em chamas, interior do edifício em escombros.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .