Bósnia, Ruínas da Paz – Parte II

00:16:50

Segunda parte do programa apresentado pelo jornalista José Manuel Barata-Feyo, sobre as consequências da guerra civil na ex-Jugoslávia, os confrontos e limpezas étnicas na região da Bósnia-Herzegovina, e a integração dos soldados portugueses acantonados no contingente internacional da IFOR da NATO, uma reportagem dos jornalistas Carlos Santos Pereira e Márcia Rodrigues.

  • Nome do Programa: Bósnia, Ruínas da Paz
  • Nome da série: Enviado Especial
  • Locais: Bósnia-Herzegovina
  • Personalidades: José Manuel Barata-Feyo, Márcia Rodrigues, Carlos Santos Pereira
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Manuel Barata-Feyo. Jornalistas: Carlos Santos Pereira e Márcia Rodrigues. Produção: Isabel Carvalho. Realização: Fátima Alves.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Aldeia de Dragen, populares sentados sobre os railes de uma estrada, plano próximo de uma idosa e de um pastor, trincheiras nos arredores da cidade de Sarajevo, caixa de armamento, declarações de um camponês, vaca a pastar. 17m00: Bairro Olímpico de Dobrinia, em Sarajevo - populares Sérvios à janela de prédios cravejados de balas, carros e prédios destruídos intercalado com entrevista a um Sérvio que relata os confrontos entre Sérvios e Muçulmanos naquele bairro. 17m54: Aldeia entre as montanhas de Romania, a Leste da Bósnia, família de refugiados, declarações de refugiados, casas inacabadas, homem mostrar interior de uma casa. Vista do Bairro Olímpico de Dobrinia com barreiras de arame farpado, mulher numa varanda de um prédio, homens a andarem na rua intercalado com entrevista a habitante do bairro. 20m09: Cidade de Banja Luka, na província de Kraína - mulheres sentadas numa esplanada, trânsito e movimento de rua, plano geral de um edifício público com bandeira da Sérvia hasteada, árvore com anúncios de sérvios mortos, pessoas a passearem numa rua intercalado com imagens de arquivo de coluna de refugiados da Kraína, plano próximo de mulher a chorar, Rodovan Karadzic numa entrevista em estúdio. 21m53: Declarações de um popular natural da cidade de Banja LuKa; imagens de arquivo de coluna de refugiados na Bósnia. Arredores de Sarajevo, casas destruídas, agricultores refugiados, homem a serrar madeira intercalado com declarações de refugiados; vista de um cemitério e de uma pequena cidade no interior da Bósnia, casas e prédios destruídos, vista de uma vala comum, pessoas numa esplanada intercalado com declarações de populares que descrevem os massacres efetuados na região. 25m19: Arredores da cidade de Brcko, carro blindado da IFOR passa numa rua em que as casas estão destruídas. Cidade de Brcko, ponte e casas, movimento de rua, ponte sobre o Rio Sava, vista de uma base da IFOR, casas destruídas, soldado americano do contingente da IFOR, estrada cheia de buracos, carroça a ser puxada por um cavalo, trânsito local nos arredores da cidade, estrada do chamado Corredor da Morte que liga a cidade de Brcko à cidade de Banja Luka intercalado com declarações de populares. 27m46: Cidade de Gorazde, movimento de rua, refugiados, crianças à varanda de uma casa completamente destruída pela guerra, retirada de blindados sérvios, patrulhamento de blindados da IFOR, plano próximo de soldados portugueses pertencentes ao contingente da IFOR; vivo da jornalista Márcia Rodrigues a fazer entrevistas a soldados portugueses no aquartelamento de Gorazde, carro a passar dentro de túnel rodoviário. 30m06: José Manuel Barata-Feyo entrevista Carlos Santos Pereira e Márcia Rodrigues, sobre a presença de soldados portugueses na Bósnia Herzegovina e a tentativa de estabilização de paz nesta região.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .