Angelina Vidal e a Mulher no Jornalismo

00:26:02

Programa sobre a evolução histórica da emancipação feminina no campo da comunicação social e do jornalismo, com destaque para Angelina Vidal, jornalista e escritora.

  • Nome do Programa: Angelina Vidal e a Mulher no Jornalismo
  • Nome da série: Mulher a Mulher
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Angelina Vidal, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Maria Helena Neves, Maria Antónia Palla, Edite Soeiro
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Coordenação e Textos: Maria Isabel Barreno Produção: ARCA-FILME e RTP Realização: Linda Bringel
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

57m07: Plano ao nível das bocas de homem e mulher a conversarem e de mãos a escrever e a dactilografar; página de jornal; funcionários de jornal desempenham diversas tarefas; desenhos, fotografias e pinturas ilustrativas da evolução histórica da representação da mulher nos jornais e do seu estatuto 01h00m58: Maria Isabel Barreno, escritora, introduz Angelina Vidal enquanto figura proeminente da emancipação feminina no jornalismo; retrato de Angelina Vidal com voz off a relatar a vida e carreira profissional da jornalista alternado com vistas de coreto; ilustração representativa da indústria tabaqueira; fachada do edifício da sociedade de instrução e beneficência "A Voz do Operário"; estátua da República; movimento de rua e placa toponímica da "Rua Angelina Vidal". 01h05m09: Jornalistas trabalham na redação da revista "Mulheres"; Maria Teresa Horta, jornalista e chefe de redação e Helena Neves, jornalista, refletem sobre o jornalismo das mulheres, a razão da existência da revista "Mulheres" e a reivindicação de lugares de chefia para mulheres; cartaz "Pela Mulher na Luta"; Edite Soeiro, jornalista e chefe de redação, a trabalhar na redação do semanário "O Jornal". 01h12m14: Jornalistas trabalham na redação do "O Jornal", entre os quais Edite Soeiro; Maria Antónia Palla, da presidência do Sindicato de Jornalistas, refere os problemas ultrapassados pelas mulheres jornalistas ao longo dos tempos; Maria Teresa Horta conta situações do início da sua carreira em que Maurício de Oliveira, chefe de redação do jornal "A Capital", não queria mulheres redações pois distraiam os homens ou que lhe atribuíam a seção dos horóscopos. 01h15m11: Jornalistas trabalham em redação; Maria Antónia Palla comenta a presença das mulheres no jornalismo mundialmente e o desemprego feminino; cartaz de defesa da igualdade de género; Eugénia Cunhal, jornalista, comenta as cartas que a redação da revista "Mulheres" recebe de pessoas com vários problemas. 01h21m05: Interior da instalações do jornal "Diário Popular"; fotografias da jornalista Oriana Fallaci a entrevistar Deng Xiaoping, líder político da República Popular da China.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .