A Imagem das Letras

00:39:55

Programa sobre literatura, com uma crónica temática de António Alçada Baptista e apresentação de José Manuel dos Santos, dedicado a Luís Vaz de Camões.

  • Nome do Programa: A IMAGEM DAS LETRAS
  • Nome da série: A IMAGEM DAS LETRAS
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: José Manuel dos Santos, António Alçada Baptista
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Texto e Apresentação: José Manuel dos Santos Realização: Dórdio Guimarães
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Várias gravuras rosto de Luís Vaz de Camões; túmulo de Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos, vitrais; pormenores do túmulo. 04m28: Crónica do escritor António Alçada Batista, sobre o mito de Tristão e Isolda, o amor, e o amor em Camões. 12m33: Lisboa, Parque Eduardo VII, feira do livro de Lisboa 1982, entrevista com editores, livreiros e potenciais compradores; pavilhões; planos de corte vistas da feira. 18m03: Vistas de Constância, a partir de um barco no rio Tejo; cais; José Manuel dos Santos, entrevista Coimbra, barbeiro de profissão e estudioso de Camões; interior de barbearia; monumento evocativo da figura de Luís Vaz de Camões; casa dos Arcos, onde supostamente terá vivido o poeta Camões; placa Casa dos Arcos, assinalada como Património Nacional; vistas de Constância e do rio Tejo. 26m47: Figueira da Foz: Cartaz das Comemorações 10 junho de 1982 Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas; festejos, banda de música; animação popular; piquenique; António Ramalho Eanes, presidente da República, conversa com populares; capitão Vasco Lourenço, Sousa Franco, Manuela Eanes, entre outros, durante almoço; planos de corte do recinto das comemorações; Ramalho Eanes, condecora o poeta Eugénio de Andrade com a Ordem Militar de Santiago de Espada; condecoração do professor Paulo Quintela, com Ordem Militar de Santiago de Espada; excerto de discurso de José Azeredo Perdigão, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, onde evoca a vida e obra de Camões; discurso de Ramalho Eanes; vistas de Constância, rio Tejo e castelo de Almourol, em off, fadista Amália Rodrigues, canta fado com versos de Camões.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .