A Ilha de Deus – Parte I

00:20:53

Primeira parte do programa apresentado pelo jornalista José Manuel Barata-Feyo, sobre as gentes e religiões que convivem amistosamente na Ilha de Moçambique "Muipiti", situada no interior da BaÍa do Mossuril na província de Nampula, considerada em 1991 Património Mundial pela UNESCO, mas onde não existe água canalizada, se registam faltas constantes de energia, e o património arquitetónico se encontra em ruínas, uma reportagem do jornalista Paulo Dentinho.

  • Nome do Programa: A Ilha de Deus
  • Nome da série: Enviado Especial
  • Locais: Ilha de Moçambique
  • Personalidades: José Manuel Barata-Feyo, Paulo Dentinho
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Manuel Barata-Feyo. Jornalista: Paulo Dentinho. Locução: Jorge Moreira. Produção e Realização: Olga Toscano.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Poema de Mia Couto "A água e o tempo são irmãos gémeos nascidos do mesmo ventre"; imagens noturnas numa estrada na ilha. 05m54: Guarda abre a porta da cisterna, enche o balde com água e despeja nos baldes das pessoas que aguardam no exterior; mulheres a transportarem baldes de água sobre a cabeça; ruas com pessoas; edifícios e casas em ruínas; crianças a vender farinha de mandioca; casas com vestígios portugueses degradadas 07m48: Mesquita e fiéis, oração ao altifalante; jornalista Paulo Dentinho conversa com crente em Alá, sobre os vestígios e as lojas abandonadas por portugueses. 09m08: Interior da Mesquita, homem tira água de um poço e serve os outros para os rituais necessários às preces; sapatos em fila; boas imagens de homens em oração descalços; movimento de rua frente à mesquita: homens e mulheres. 11m42: Declarações de Luís Filipe Pereira, historiador; jornalista Paulo Dentinho conversa com Xehe Amur, Confraria Xadulia, diz que as mulheres casadas têm de tapar a cara. 13m24: Mulher desfaz raiz de uma planta e pinta o rosto com a polpa da planta; mulher de cara pintada de branco, refere a tradição que passa de mãe para filha; mulher de capulana transporta filho às costas; Agira desloca-se até um bar; conversa com Agira que não tapa o rosto porque a sua geração é diferente. 15m55: Mulheres dançam o "tufo", dança tradicional de influência islâmica; rapazes vendem colares de missangas, moedas antigas e colares em prata; riem-se com a pergunta se vão à escola. 17m20: Edifício da Escola Secundária da Ilha de Moçambique; sala de aulas com alunos e professor; declarações de aluna que diz que o professor pediu um relógio para passar de ano. 18m09: Lar Católico de Estudantes de São Francisco Xavier; camaratas do lar sem condições; declarações de António Ofaina, estudante sobre a frequência de jovens de várias religiões; rotina dos estudantes no lar; declarações de estudante que não se converte ao cristianismo. 20m36: Padre António Lopes veste-se para celebrar a missa; declarações do padre António Lopes, sobre as diferentes religiões; Missa, fiéis entoam cânticos ao som de tambores; Padre António Lopes na missa; comunhão; imagens noturnas do exterior da igreja de estilo indo português.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .