A Identidade Nacional e o Mar, Ep. 01 – Parte II

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Segunda parte do primeiro episódio sobre a importância do mar e dos seus recursos no desenvolvimento e identidade de Portugal, através de uma retrospectiva da História nacional, utilizando imagens atuais e de arquivo bem como depoimentos de personalidades.

  • Nome do Programa: A Identidade Nacional e o Mar
  • Nome da série: Portugal e o Mar - 8 Séculos de História
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Adriano Moreira, Quesada Andrade, Jacinto Nunes, Eduardo Lourenço, Mário Rui
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP Int
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Almirante Victor Crespo. Locução: Júlio César. Produção: Maria Luísa Crespo. Realização: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Mapa antigo da costa africana, excerto de peça de teatro sobre os Descobrimentos, imagem de proa de navio a sulcar os mares. 31m05: Declarações de Adriano Moreira, Investigador de Ciência Política, sobre a vocação marítima de Portugal e a soberania que tem do mar em conjunto com a NATO e países de língua portuguesa bem como as referências feitas pelos Lusíadas e Hino Nacional; vista de Alcaçovas; igreja e largo; manuscrito antigo, Tratado de Tordesilhas, mapa com ilustrações pintadas, estátua em pedra de Vasco da Gama, desenho das caravelas de Vasco da Gama (São Gabriel), de Paulo da Gama (São Rafael) e de Nicolau Coelho (Bérrio). Ilustrações sobre locais onde chegaram os portugueses e de capitania no Brasil. Plano próximo de capa do Tratado de Amizade e Comércio entre El-Rei de Portugal e o Imperador da China. Ruínas de São Paulo, em Macau; imagens do Imperador do Japão; ilustração de Vasco da Gama constante da Crónica do Descobrimento e Conquista da Guiné, de Gomes Eanes de Zurara; gravuras de João de Barros e de outros não identificados, manuscrito de Diogo do Couto, Guarda-mor da Torre do Tombo da Índia, livro dos "Lusíadas", de Camões, com impressão de 1572, "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto, capa do "Pantagruel" de François Rabelais, pormenor em movimento das primeiras páginas de livros antigos como "L´Eloge de la Folie", de Erasme, Ebonensis, para ilustração do movimento cultural do Humanismo. Ilustrações de cientistas utilizando o quadrante náutico e a balestilha, imagens de quadrante náutico, astrolábio e balestilha (instrumentos de navegação). Pormenores arquitetónicos da Torre de Belém e do Mosteiro dos Jerónimos; sequência de pinturas da época (séculos XVI e XVII), sendo a maior parte de arte sacra, relato da grande influência que os portugueses tiveram na Europa e no mundo levando o seu saber através do movimento das Descobertas. Ilustrações de estudos de Botânica, acampamento militar, do porto de Ormuz, gravuras de indianos, mapa pintado do antigo Ceilão, ilustrações de cidades onde se realizava comércio marítimo, mapa com ilhas do arquipélago das Molucas, desenhos de vários navios. 39m25: Declarações do Almirante Quesada Andrade, Director do Instituto Superior Naval de Guerra, sobre os factores que nos classificam como nação marítima com vocação atlântica e do papel da Marinha. Plano de pormenor de iluminuras, pinturas sobre a influência marítima na vida da época; fachada do Mosteiro dos Jerónimos; exterior da Casa dos Bicos; retratos a óleo de Filipe II e Filipe III de Portugal; pintura de guerra naval; retrato a óleo de Dom João IV; exterior de Palácio da Independência (São Domingos ou do Rossio), em Lisboa. Imagens de arquivo da Guiné, escultura de Teixeira Pinto, cidades do império ultramarino português, vários monumentos. 44m47: Declarações de Jacinto Nunes, Economista, sobre a presença portuguesa no Atlântico ao longo da história. Gravuras sobre a presença portuguesa no Brasil; imagens de arquivo de extracção do açúcar de cana, nativos em várias tarefas. Exterior do Convento de Mafra; da Fábrica de Tecidos de Seda; interior de fábrica vidreira com operários a trabalharem o vidro; exterior da Fábrica da Pólvora e do Palácio de Queluz. Declarações de Eduardo Lourenço, Ensaísta, sobre a relação de Portugal com o mar, principalmente na literatura. Réplicas em miniatura de vários tipos de embarcações; mapa do Brasil; imagens de arquivo a preto e branco da partida dos militares para África, no Caís Marítimo de Alcântara (guerra colonial); barcos de guerra. Vista aérea do edifício da Comissão Europeia (Berlaymont); navios de carga; laboratório com tubos de ensaio; mão a mexer em teclado de computador, ecrã do mesmo; interior de escritório com funcionários ao computador; descarga de poluentes no mar; maré negra; fragata; cardume. 53m35: Declarações de Mário Ruivo, Especialista em Ciências do Mar, sobre a investigação científica da fauna marinha. Vistas de mar, bandeira portuguesa hasteada em barco com o pôr-do-sol no mar.

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