Navegar! uma Arte, uma Ciência, Ep. 02 – Parte I

00:21:54

Primeira parte do segundo episódio sobre a relação de séculos entre Portugal e o Mar, focando a navegação marítima numa perspectiva histórica e científica, com referência à formação dos marinheiros e às técnicas ensinadas nas escolas navais, à evolução das embarcações desde a vela aos motores a diesel e a gás, e ao fardamento dos marinheiros.

  • Nome do Programa: Navegar! uma Arte, uma Ciência
  • Nome da série: Portugal e o Mar - 8 Séculos de História
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: António Estácio dos Reis
  • Temas: Ambiente e Energia, História, Sociedade
  • Canal: RTP Int
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Almirante Vítor Crespo. Locução: Júlio César. Produção: Maria Luísa Crespo. Realização: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Início do programa com vista em movimento de embarcações no mar alto; plano próximo da fragata Vasco da Gama; interior com aparelho de radar, radar no exterior da embarcação; marinheiro com compasso a marcar as coordenadas geográficas no mapa; sala com operadores de radar, ecrã; vista aérea de porto; marinheiros da Escola Naval formados na parada; símbolo da escola - duas âncoras cruzadas encimadas por esfera armilar com escudo; interiores com biblioteca; futuros oficiais a estudar, na sala de aula, professor no quadro, aulas práticas de electrotecnia e electrónica, aluno monta circuitos, aulas com computadores; 06m24: Formação de fragatas no mar alto; sala das máquinas da fragata, engenheiros navais a trabalhar; interior de sala de aula com aluno a escrever no quadro; aula de mecânica de fluídos, aluno usa microscópio; em off as várias disciplinas académicas ministradas na Escola Naval; alunos usam instrumento de orientação marítima, sextante, traçam coordenadas na carta, utilizam os simuladores de navegação, comunicam latitude e longitude; mar com ondas, proa de embarcação a sulcar os mares, marinheiro em fragata em funções de controlo, a receber informações meteorológicas, Comandante pergunta a previsão meteorológica para a viagem a Ponta Delgada que estão a efectuar, explicação e ordens; grafismos com sistemas de orientação; excerto de cenas de guerra no deserto do Koweit, tanques, helicópteros, barco em alto mar lança míssil de cruzeiro, trajectória do mesmo e embate em bunker; jactos a lançarem bombas para ilustração dos modernos sistemas de navegação e posicionamento que usam informação por satélite; mostra de bombardeamento por quadrícula e respectivos efeitos; avião descola de porta-aviões; grafismos para ilustração do sistema GPS; vista de porto a partir de interior de embarcação, farol; marinheiro a hastear bandeira nacional no navio, plano próximo da mesma; 16m24: Esculturas de Vasco da Gama, mapa antigo da rota marítima da viagem para a Índia; caravela com a Cruz de Cristo nas velas; gravuras dos descobridores portugueses, do Infante D. Henrique a ler carta marítima; recriação histórica do processo lançamento ao mar do prumo de mão (para medição da profundidade abaixo do casco do navio), a colocar sebo na base do peso para determinar a natureza do fundo do mar, condicionante para ancorar; imagens de agulha de marear (rosa de 32 ventos); 19m02: Declarações do Comandante Estácio dos Reis que explica a técnica de contornar os ventos da costa africana; recriação histórica de viagem em caravela; mapa ilustrado; Comandante Estácio dos Reis mostra réplica do quadrante usado pelos navegadores portugueses no séc. XV e faz demonstração; gravura de navegador com astrolábio náutico; recriação histórica do uso deste instrumento, Comandante usa ampulheta para determinação da hora a bordo;

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .