A Evolução da Moda
Um excerto do programa "Ensaio", dedicado à moda e à sua radical evolução, sobretudo na década de 60 e transição para a de 70: a "moda pop", as influências da nova cultura inglesa e francesa na forma de vestir dos jovens, o declínio da costura em detrimento do pronto-a-vestir, a proliferação de lojas vocacionadas para os gostos e para o poder de compra da população juvenil.
Resumo Analítico
Jornalista João Martins apresenta tema de reportagem; fotografias de figurinos de moda; transeuntes observam montras e entram em lojas de vestuário; montras de lojas; clientes e expositores em interior de lojas; acompanhado por off de Joâo Martins sobre a moda pop e por "My Sweet Lord" cantada pelo músico inglês George Harisson. 33m37: Declarações de lojistas sobre a introdução da moda pop em Portugal e a influência da moda londrina; Londres: montra de loja, Piccadilly Circus durante o dia, guarda a cavalo diante de Buckingham Palace; poster do cantor Mick Jaegger, montras de lojas, turistas e criança em Buckingham Palace, transeuntes e automóveis em ruas comerciais, montra dos armazens Marks & Spencer, clientes em loja, estátua alada e trânsito em Trafalgar Square durante o dia; iluminações comerciais de estabelecimentos de diversão noturna, clientes em espectáculo musical, insígnia luminosa do Playboy Club, casal de clientes servidos por empregada vestida de "coelhinha da Playboy", clientes dançam em concerto, casal jovem; acompanhado em off pelo grupo britânico Rolling Stones a interpretar (I Can't Get No) Satisfaction. 37m38: Lisboa: declarações de lojistas sobre a antiguidade no estabelecimento, experiência profissional anterior, idade, faixas etárias e tipos de clientes, vencimento; clientes e lojistas em loja; poster arte nova da revista de moda francesa "Vogue"; manequins descem escada em passagem de modelos; manequins em desfile de moda; acompanhado em off pelo cantor francês Serge Gainsbourg a interpretar "Ah ! Baiser la main dune femme du monde !" 41m32: Declarações da proprietária da loja Gardénia sobre o declínio da costura em detrimento do pronto a vestir , o aumento do número de lojas de roupa, a adesão do público jovem, a subida do poder de compra entre os jovens, o maior custo da moda francesa sobre a inglesa por Portugal pertencer à European Free Trade Association e não à Comunidade Económica Europeia, divisão entre lojas de profissionais do comércio e de esposas entediadas. 44m58: Lisboa: declarações de jovens sobre o orçamento mensal para roupa; transeuntes na praça Dom Pedro V.