A Moda em Portugal

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A situação da moda, do estilismo e da indústria têxtil em Portugal, num programa com reportagens de investigação, e entrevistas em estúdio. A moda enquanto criação, o esforço de adaptação da indústria às suas permanentes alterações, e a relação da moda com os comportamentos sociais.

  • Nome do Programa: A Moda em Portugal
  • Nome da série: Triangular
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: José Cândido de Sousa, António Almeida Perucho, Manuela Tojal, José Luis Barbosa, Waldemar Abreu, Maria do Céu Hespanha, Fernando Magalhães, José Manuel Paquete de Oliveira
  • Temas: Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Desfile de moda; manequim a ser maquilhada: lábios encarnados; mulher em escadas rolantes; revistas; quadro de época; mulher de calças brancas; movimento de rua; exemplos da moda no sec. XVIII; gravuras no decorrer dos anos com exemplos de vestuário; sec. XX: mulher a fumar; mulheres a colocar perfume; mulheres a dançar; máquinas registadoras; moedas a cair; cidade de Paris: montras de lojas; desfile de moda nos anos 30; garrafa de champanhe; taça de champanhe; moda nos anos 40 e 60; hippies. 09m35: Cartaz a dizer "Love"; mini-saia; mulheres a serem presas por atentado ao pudor; excertos de filmes com as actrizes Marylin Monroe, Sophia Loren e Brigitte Bardot; fábrica de têxteis; máquina de costura; declarações de Manuela Tojal, estilista de moda, afirmando que Portugal tem finalmente futuro e que não teme a concorrência de estilistas estrangeiros; desenhos de moda; caderno de tendências com amostras de tecidos; padrões de tecidos; desfile de moda; Manuela Tojal afirma que os jovens estilistas ainda encontram dificuldades, mas que a solicitação para os estilistas portugueses é maior; desfile com crianças; desfile de finalistas de jovens criadores de uma escola do Porto. Entrevista em estúdio a José Luis Barbosa, estilista, sobre a moda internacional e o estilo português: José Luis Barbosa diz que teve que começar a sua carreira a usar o nome Giusepe Luigi, um nome estrangeiro, pois se usasse o seu nome não venderia nada; refere que ainda hoje há quem o critique por ter mudado o nome, mas que apesar disso as vendas subiram; aponta que os industriais portugueses ainda não estão sensibilizados para apostar nos estilistas, e revela que neste momento não está a vender para o estrangeiro pois não tem suporte financeiro para tal; diz que Portugal ainda não tem uma Câmara da Moda nem nenhum organismo que coordene o sector da moda, diz que a moda é Universal, afirma que quando vê na rua um modelo seu de há 6 anos fica contente, pois é sinal que não passou de moda. Reportagem sobre fábricas de têxteis portuguesas e a sua adaptação à moda dos tecidos e texturas segundo as exigências internacionais e de mercado: tecido a ser tingido industrialmente; fábrica de têxteis; declarações de Siza Vieira, administrador de fábrica vertical têxtil, afirmando que a moda condiciona a indústria têxtil; tecelagem; máquina de tingir tecido; paletes com fios crus de tecido; Siza Vieira fala da importância de investir em equipamentos e técnicos para garantir uma posição dentro da indústria da moda; Aníbal de Oliveira, administrador têxtil, aponta a dificuldade em investir em Portugal e diz que é preciso fazer um grande esforço para não perder a carruagem tecnológica dos futuros parceiros da CEE; fardos de algodão; peça de cotim, tecido de algodão usado na confecção de vestuário para homens. 28m07: António Salazar, administrador têxtil, explica que o cotim deixou de ser fabricado porque é um artigo pouco procurado, agora a ganga e os turcos são muito mais procurados; Rodrigo de Carvalho, administrador de têxteis, explica que a ganga escura deixou de ser procurada para dar lugar a uma ganga mais clara; máquina de fabricar ganga; rolos de tecido de ganga; paletes de ganga; fábrica de cobertores; Mário Fonseca, administrador têxtil, afirma que o comércio de cobertores baixou por causa do aparecimento do edredão, e que neste momento a fábrica, para além das colchas, está dedicada às malhas, para combater a crise na procura de cobertores. Entrevista em estúdio a Maria do Céu Hespanha, Técnica Superior do Instituto do Comércio Externo Português (ICEP), sobre a importância da indústria têxtil portuguesa acompanhar as exigências internacionais: Maria do Céu Espanha afirma que não existe uma moda portuguesa, nem faz falta a sua existência, mas sim a existência de empresas bem formadas na moda internacional e industriais preparados para a saber interpretar; diz que o ICEP não é o responsável pelo atraso dos concursos dirigidos aos industriais do sector têxtil, fala do Centro de Difusão, um projecto do ICEP desde 1972 para colaborar com os industriais e da colaboração com a Escola de Belas Artes em Lisboa de um curso de design e confecção para fomentar o gosto pelo estilismo; explica que foi feito um estudo para verificar as necessidades existentes na indústria de confecção, mas que por falta de verbas esse Centro não foi para a frente. Teledisco do tema musical "Forever young" dos Alphaville e "Lets get Physical" de Olivia Newton John, ilustração de que a estética do cosmos e a boa forma física estão na moda; homens a exibir musculos (preto e branco); homens com barba (preto e branco); James Dean, actor norte-americano (preto e branco); fotografias de Elvis Presley, cantor norte-americano (preto e branco); José Cid, músico (preto e branco); The Beatles, banda de rock inglesa (preto e branco); mulher com walkman; homens a beber cerveja; surfistas; praia; grupo de jovens; jovens a conduzir motas à noite; interior do bar "Frágil" no Bairro Alto em Lisboa; interior de discoteca; banda rock; punks; excerto do teledisco do tema "Wild Boys" do grupo musical Duran Duran. Entrevista em estúdio a Paquete de Oliveira, sociólogo, para comentar os vários fenómenos da moda, os seus veículos e respectivos alvos: Paquete de Oliveira afirma que a comunicação social é a grande transmissora e difusora do fenómeno da moda, e diz que hoje em dia a moda é universal, afirmando que há cem anos conseguia-se distinguir um português de um inglês, o que hoje não é possível, pois estão trajados da mesma forma; considera que nunca vamos seguir todos a mesma moda, antes eram os lideres que determinavam modas, sendo agora o cinema e a televisão a assumir esse papel; fala no caso dos atletas que são pagos para usarem determinado artigo e marca como exemplo disso, uma vez que continuam a ser lideres a determinar a moda, tendo apenas como meios de difusão a comunicação social; diz que a moda é um meio de comunicação que difunde valores e a moda unisexo corresponde a uma filosofia de vida. 59m10: Paquete de Oliveira sublinha que os truques da moda ajudam as pessoas mais velhas a envelhecer mais tardiamente, comenta que não é por acaso que as pessoas se apresentam de determinada maneira consoante a profissão e estrato social e mesmo quem não tem dinheiro tenta seguir a moda.

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