A Basílica da Lealdade

00:25:00

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado ao dedicado ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, mandado construir por Dom João I como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota, classificado como Monumento Nacional, Património Mundial da UNESCO e uma das 7 Maravilhas de Portugal.

  • Nome do Programa: A Basílica da Lealdade
  • Nome da série: A Alma e a Gente VIII
  • Locais: Batalha
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d’Almeida Costa. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Estátua de Brites de Almeida (Padeira de Aljubarrota), pormenores da mesma, breve relato biográfico e seu envolvimento na Batalha de Aljubarrota; painel de azulejos retratando os soldados espanhóis dentro do forno com Brites de Almeida empunhando a pá; exterior da Capela de São Jorge, mandada construir por Dom Nuno Álvares Pereira no sítio que ocupou na batalha, gravuras para ilustração, paisagem circundante, bandeira com cruz, hasteada. 11m25: Ilustrações de guerra; exterior do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha; interior do mosteiro; interior da Capela do Fundador com túmulos de Dom João I, Dona Filipa de Lencastre e dos seus filhos, pormenores dos tectos; exterior e interior das Capelas Imperfeitas ou Panteão de Dom Duarte (devido a ser um projecto inacabado) sem abóbadas, pormenor do arco com gravação na pedra de legenda de Dom Duarte ("Serei Leal Enquanto Viver"), daí a Capela Imperfeita ser considerada a Basílica da Lealdade. 16m36: Livro "Leal Conselheiro e Livro de Ensinança de Bem Cavalgar Toda a Sela" escrito pelo rei Dom Duarte e dedicado à Rainha; exterior da Capela, situada na aldeia de São Antão, pormenor do sino, interior com altar e retábulo do século XIV que representa a Paixão de Cristo, pormenores do alto relevo constante do mesmo; exterior da Quinta da Várzea em ruínas onde nasceu Joaquim Mouzinho de Albuquerque, em 1855, retrato do próprio, paisagem natural circundante; fotografia de Mouzinho de Albuquerque a cavalo, gravuras de guerras em África para ilustrar as batalhas em Moçambique contra os Bátulas e Gungunhana; gravuras que retratam o episódio do Capitão Mouzinho de Albuquerque a forçar Gungunhana a sentar-se no chão. 23m12: Busto em bronze de Mouzinho de Albuquerque, pormenores, relato sobre as circunstâncias suspeitas que envolveram a morte de Mouzinho de Albuquerque, em 1902.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .