A Azeitona Tem Estado Muito Boa

00:24:37

Documentário sobre as condições de trabalho e a situação das camponesas da apanha da azeitona na região do Alentejo, nomeadamente sobre as vantagens introduzidas pela cooperativa, e as diferenças entre os salários dos homens e os das mulheres.

  • Nome do Programa: A Azeitona Tem Estado Muito Boa
  • Nome da série: Mulher Mulheres
  • Locais: Alentejo
  • Temas: Ambiente e Energia, Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produção: José Manuel Tudela Colaboração: Filomena Boavida Autoria: Mário Bandeira
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Mulheres na apanha da azeitona ao mesmo tempo que se queixam das suas condições de vida e de trabalho referindo a diferença de salários entre os homens e as mulheres e os descontos feitos pelos sindicatos; homens com varas batem nas zonas com maior concentração de azeitonas nas oliveiras com o objetivo de as fazer cair; mulheres na apanha com destaque para as suas mãos a procurar e a colher azeitonas; mulher serve copos com água a trabalhadoras agrícolas; trabalhadoras executam o método de varejamento, remexem as azeitonas e colocam-nas em sacos. 08m45: Mulheres caminham sob campo cultivado; homens e mulheres almoçam durante a pausa de refeição e convivem entre si; depoimentos de mulheres sobre como tem corrido a apanha, trabalhos que fazem ao longo do ano, o seu envolvimento na cooperativa, os salários que recebem mediante os sacos que apanham, a dureza do trabalho e a conciliação com o marido e os filhos, a diferença entre os casais urbanos e os casais rurais. 14m52: Depoimentos sobre as vantagens da cooperativa principalmente o tratamento por parte dos patrões e a diferença de salários entre homens e mulheres; homens e mulheres durante pausa para almoço alternado com depoimento de mulher da Cooperativa de 4 de agosto (de Amieira de Portel) sobre a falta de trabalho na sua região e os trabalhos realizados pelas mulheres na Amieira. 18m00: Trabalhadores (homens e mulheres) cantam cante alentejano; trabalhadoras agrícolas queixa-se da falta de dinheiro para comprar comida, recordam as dificuldades na infância, comentam o facto da direção da cooperativa ser composta exclusivamente por homens e que são eles que resolvem os problemas, a indisponibilidade das mulheres em participarem nas reuniões devido às obrigações da casa, a falta de ajuda por parte dos maridos nas tarefas domésticas e de liberdade das mulheres. 23m14: Mulheres na apanha da azeitona; homens e mulheres recebem pagamento de salários em envelopes.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .