1955 – I Parte

00:34:07

Primeira parte do programa apresentado por Júlio Isidro dedicado aos sucessos musicais e cinematográficos bem como aos acontecimentos políticos, científicos e desportivos que marcaram o ano de 1955, com os convidados Shegundo Galarza, Maestro; Pedro Albergaria, colaborador do programa; António Jesus Correia, ex-jogador de hóquei em patins e futebolista; Júlia Barroso, Cantora; Maria da Graça, Atriz, e Luís de Pina, Diretor da Cinemateca Nacional; e interpretações dos músicos residentes do programa, Dulce Pontes, Tó Leal, Pedro Malagueta, Alexandra e Isabel Campelo.

  • Nome do Programa: 1955
  • Nome da série: REGRESSO AO PASSADO I
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Júlio Isidro, Shegundo Galarza, Pedro Albergaria, António Jesus Correia, Júlia Barroso, Maria da Graça, Luís de Pina, Dulce Pontes, Tó Leal, Pedro Malagueta, Alexandra, Isabel Campelo
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autor e Apresentador: Júlio Isidro Produtor: José Manuel Rodrigues Realizador: Ricardo Andrea
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Tó Leal canta "Rock Around The Clock", um tema de rock and roll de Bill Haley. Júlio Isidro apresenta o tema do programa e recorda os principais acontecimentos históricos de 1955 ilustrados com imagens de arquivo a p/b de: excerto do filme "Sementes de Violência" de Richard Brooks que deu a conhecer a música de Bill Halley; Winston Churchill, ex-Primeiro-Ministro do Reino Unido, que se demitiu a 5 de Abril, a caminhar; fotografias do cientista Albert Einstein que morreu em 18 de Abril; Júlio Isidro apresenta Jorge Machado, maestro do programa, e entrevista Shegundo Galarza sobre a sua carreira; actuação de Shegundo Galarza ao piano. Pedro Albergaria fala da biografia de Bill Haley; Tó Leal acompanhado por Pedro Malagueta, Dulce Pontes, Isabel Campelo e Teresa Mayuko, interpreta "Rock Around The Clock", "See You Later Alligator" e "Shake, Rattle and Roll" de Bill Haley; fotografias de Bill Haley. Júlio Isidro entrevista António Jesus Correia que recorda a sua carreira; fotografia de Baptista Pereira, nadador, que atravessou o Canal da Mancha a nado em 1954; excertos de jogos de Jesus Correia a p/b. Júlio Isidro entrevista Júlia Barroso; Júlia Barroso canta um trecho da música "Adeus" que a tornou célebre; fotografias de Júlia Barroso enquanto jovem. A fadista Alexandra interpreta "Adeus". Imagens de arquivo a p/b de 17 de Junho de 1956 com os bombardeamentos dos aviões B-52 norte-americanos sobre o Vietname; fotografias de Buddy Holly, cantor de rock and roll falecido em 1959; Tó Leal canta "Everyday"de Buddy Holly.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .