1958 – I Parte

00:37:41

Primeira parte do programa de entretenimento apresentado por Júlio Isidro, dedicado ao ano de 1958, com os convidados especiais Alves Barbosa, ex-ciclista; Maria Dulce e Maria Fátima Bravo, Atrizes; Amália Rodrigues, Fadista; Maria Cristina de Castro, Cantora Lírica; Pedro Albergaria, colaborador do programa, e Matos Maia, Produtor e Realizador de rádio; e com as atuações dos cantores residentes, Pedro Malagueta, Tó Leal, Dulce Pontes, Isabel Campelo e Teresa Mayuko.

  • Nome do Programa: 1958
  • Nome da série: REGRESSO AO PASSADO I
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Júlio Isidro, Alves Barbosa, Maria Dulce, Maria Fátima Bravo, Amália Rodrigues, Maria Cristina de Castro, Pedro Albergaria, Matos Maia, Pedro Malagueta, Tó Leal, Dulce Pontes, Isabel Campelo, Teresa Mayuko
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autor e Apresentador: Júlio Isidro Produtor: José Manuel Rodrigues Realizador: Ricardo Andrea
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Júlio Isidro dá a conhecer os principais acontecimentos de 1958 e o tema do programa; fotografia de Nikita Kruchov que tomou posse como Presidente da União Soviética; imagens de arquivo a p/b de Américo Thomaz, eleito como Presidente da República, a discursar e de Humberto Delgado, candidato derrotado, na rua com os seus apoiantes; tomada de posse do General de Gaulle como Presidente de França. Tó Leal, Pedro Malagueta, Dulce Pontes, Isabel Campelo e Teresa Mayuko interpretam excertos dos temas de maior destaque de Elvis Presley; imagens de arquivo a p/b de Elvis em concerto e da reacção das fãs. Alves Barbosa entra de bicicleta no estúdio e cumprimenta Maria Dulce; Júlio Isidro entrevista Alves Barbosa e Maria Dulce sobre a carreira de Barbosa no ciclismo e a experiência no cinema no filme "Homem do Dia" do realizador Henrique Campos, em que ambos contracenaram; imagens de arquivo de Alves Barbosa a vestir a camisola após uma prova de ciclismo e excertos do filme "Homem do Dia"; Barbosa e Maria Dulce dão um beijo artístico; o maestro Jorge Machado toca a melodia da canção "Vocês Sabem Lá" de Maria Fátima Bravo; Maria Fátima Bravo recorda a sua participação no cinema e a carreira musical; Maria Fátima canta; excerto do filme "O Tarzan do 5º Esquerdo" com a participação do actor Raúl Solnado e onde participou também Maria Fátima que canta acompanhada pelo maestro. Excerto do filme "Sangue Toureiro" do realizador Augusto Fraga com a participação de Amália Rodrigues; Júlio Isidro entrevista Amália Rodrigues a propósito da sua presença no cinema; a fadista Alexandra canta fados de Amália. Notícia de jornal e imagens de arquivo da chegada da cantora lírica Maria Callas a Portugal em 1958; entrevista a Maria Cristina de Castro sobre a sua colaboração com Callas; Elizete Bayan, cantora lírica, interpreta o 3º acto de "A Traviata", "Addio del Passato". Júlio Isidro simula uma apresentação do programa de rádio "Quando o Telefone Toca"; Dulce Pontes canta "Love Letters In The Sand" de Pat Boone.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .