Abandono Infantil – II Parte

00:21:58

Segunda parte do programa sobre o problema do abandono infantil, o seu perfil jurídico e social, as dificuldades formativas e de inserção social das crianças abandonadas, a obra da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e o papel desempenhado pelos seus funcionários na protecção à infância e na defesa dos direitos dos menores.

  • Nome do Programa: Abandono Infantil
  • Nome da série: Ensaio
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Educação, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

01h10m20: Estátua de mãe e filho no parque Eduardo VII da autoria do escultor António Duarte; trânsito na esquina da rua com o largo da Misericórdia; fachada e portão da sede da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; ruas internas das instalações da sede da Santa Casa; janela com cortinas; pintura sacra e ilustração japonesa sobre a maternidade; cartaz com a Declaração dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas. 01h12m08: Entrevista a Maria Adelina Colaço, junto a mapa de Lisboa, acerca da distribuição dos internatos por Lisboa, a capacidade dos semi-internatos infantis, as percentagens de semi internatos infantis de associações sem e com fins lucrativos, da Misericórdia, de empresas, do Instituto das Obras Sociais, e da autarquia; Adelina Colaço fala ainda da distribuição na cidade por tipos de instituições e da acção da Misericórdia junto de populações suburbanas de bairros de barracas. 01h17m11: Adelina Colaço analisa as valências da casa maternal da Santa Casa, e as dificuldades de identificação de crianças abandonadas; casa maternal da Misericórdia: funcionárias percorrem corredores, casa de banho com penicos no chão e banheiras para bebés, camas e berços em dormitórios; brinquedos em sala; cartaz infantil, crianças brincam acompanhadas por educadora; crianças em casa de brincar; funcionária junto a berço; sala de cuidados primários infantis; criança aprende a caminhar com aparelho; criança em cavalo de baloiço; funcionárias sentam crianças sobre penicos e lavam mãos a crianças; crianças em refeitório; funcionárias ajudam crianças a comer, desenhos infantis, fotografia de menina a dormir com boneca. 01h22m33: Declarações de Maria Teresa Sarmento, técnica do serviço social do Serviço de Protecção à Infância da Santa Casa, sobre o papel e funções desempenhados pela assistente social em geral e na casa maternal em particular, o número de novos casos de crianças abandonadas na casa maternal por ano, e as diferenças entre as situações de urgência e as de abandono. 01h24m53: Depoimento de Maria do Carmo Ramos, educadora de infância da casa maternal, sobre o papel da educadora de infância em geral e na casa maternal em particular; declarações de Álvaro Diniz da Fonseca, pediatra da casa maternal, acerca do protocolo de recepção de crianças na casa maternal e a assistência clínica e psicológica das crianças recebidas; intercalado com Álvaro Diniz da Fonseca a observar crianças. 01h28m03: Depoimento de Maria Elsa Ferraz, directora substituta da casa maternal, sobre o carácter insubstituível da presença maternal no desenvolvimento infantil; declarações de Maria Adelina Colaço acerca da necessidade de envolvimento familiar e comunitário e da responsabilidade do Estado na solução do problema das crianças abandonadas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .