Sabe como se fazem Pesquisas Arqueológicas?

00:44:33

Programa conduzido por Ruy Ferrão sobre as técnicas utilizadas nas pesquisas arqueológicas, nomeadamente a sondagem, escavação, recolha, armazenamento e análise, com depoimento de Fernando de Almeida, diretor do Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia (MNAE), sobre as escavações em Idanha-a-Velha, na região da Marateca e Troia de Setúbal.

  • Nome do Programa: Sabe como se fazem Pesquizas Arqueológicas?
  • Nome da série: Sabe?...
  • Locais: Idanha-a-Velha
  • Personalidades: Ruy Ferrão, Fernando de Almeida
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Realização: Ruy Ferrão.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Ruy Ferrão recorda programa sobre os vestígios romanos encontrados em Portugal, introduz o tema do presente programa e entrevista Fernando de Almeida, junto à Catedral de Idanha-a-Velha, sobre o início do seu interesse pela arqueologia e explica todo o processo de investigação, recolha, armazenamento e reconstituição de objetos no laboratório e destaca os estudos realizados em Idanha-a-Velha. 01h13m34: Exterior e fachada da Catedral de Idanha-a-Velha, antiga catedral do bispado da Egitânia; continuação da entrevista a Fernando de Almeida sobre as escavações arqueológicas que decorrem num cemitério em Idanha-a-Velha e destaca os apoios da Fundação Calouste Gulbenkian e do professor António Mendes Correia para este trabalho. 01h16m16: Escavações realizadas por homens onde se desconfia existir um cemitério visigótico em Idanha-a-Velha; Fernando de Almeida vigia os trabalhos de escavação; ruínas entre as traseiras da Catedral e muro; Fernando de Almeida refere a descoberta da capela-mor da catedral e destaca algumas pedras e possíveis inscrições. 01h22m07: Escavações arqueológicas; raparigas peneiram a terra escavada de modo a encontrar artefactos arqueológicos; Ruy Ferrão segura moeda romana encontrada na escavação; pedra de mó; aparecimento dos primeiros vestígios da existência do cemitério; homens empurram pedra com inscrições e levam-na até à outra parte do artefacto de modo a constituir ara funerária. 01h26m54: Terreno na Herdade do Pinheiro situado na região da Marateca; escavações e estação arqueológicas; fornos romanos; Fernando de Almeida refere a descoberta dos fornos e destaca as suas caraterísticas físicas; escavações arqueológicas; restos de peças de barro encontradas na região; descoberta de peças de cerâmica na estação arqueológica. 01h31m15: Ruy Ferrão entrevista arqueóloga sobre as fases de trabalho realizadas durante as escavações na região da Marateca e a descoberta de ânfora; vistas panorâmicas e gerais do estuário do rio Sado e de Troia de Setúbal alternado com Fernando de Almeida destaca aspetos históricos e geográficos da localização de Troia de Setúbal e as ruínas romanas encontradas no local alternado com depósitos revestidos por cimento; ruínas de balneário com piscina e mosaicos a cobrirem o chão; condutas de águas e respetivos depósitos; columbário onde eram colocadas as urnas cinerárias com os restos mortais dos habitantes de Troia. 01h37m53: Fernando de Almeida tece comentários sobre a existência de lugares de culto em Troia de Setúbal e a possibilidade do local ter sido ocupado pelo cristianismo alternado com ruínas do local de culto; fachada da Capela de Nossa Senhora de Troia; pinturas nas paredes e bases da capela; peças recolhidas e acondicionadas em armazém.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .