Balanço Cultural e Editorial de 1976

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Programa sobre o balanço cultural e editorial do ano de 1976, com as opiniões do crítico literário João Gaspar Simões, do historiador José Augusto França e do pintor Lima de Freitas.

  • Nome do Programa: Balanço Cultural e Editorial de 1976
  • Nome da série: A Ideia e a Imagem
  • Personalidades: Álvaro Manuel Machado, João Gaspar Simões, José Augusto França, José Lima de Freitas
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autor: Álvaro Manuel Machado. Produtor: Emídio Uva.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Reproduções de pintura renascentista com temática relativa aos episódios bíblicos da Anunciação, nascimento de Cristo e fuga para o Egipto; o apresentador Álvaro Manuel Machado, fala sobre o tema do programa, o carácter efémero do acontecimento cultural e apresenta os convidados do programa, intercalado com quadro representando uma rapariga e a morte. 05m21: João Gaspar Simões, crítico literário, faz o balanço literário português do ano de 1976; fala sobre a atribuição do Prémio Internacional de Poesia ao poeta Miguel Torga; a publicação de novas obras dos escritores Mário Cesariny, Eugénio de Andrade, Armindo Rodrigues, Manuel da Fonseca, António Ramos Rosa, Raul de Carvalho, Pedro Homem de Melo, João José Cochofel e Carlos de Oliveira, as antologias líricas publicadas, a publicação da selecta didáctica "O rosto e as máscaras" elaborada por David Mourão-Ferreira a partir de textos de Fernando Pessoa, a reedição de obras de Fernando Namora, as publicações de "Os grão-capitães" de Jorge de Sena e de "Contos" de Vergílio Ferreira; critica o trabalho sem talento da novelística portuguesa contemporânea, as edições de "Amores da cadela pura" de Margarida Victória, de "Decadentismo e Simbolismo na poesia portuguesa" de José Carlos Seabra Pereira, e do apêndice bibliográfico de "Lengua y estilo de Eça de Queiroz" do filólogo espanhol Ernesto Guerra da Cal, a reedição de "Contos e histórias de proveito e exemplo" de Gonçalo Fernandes Trancoso, das obras de António José da Silva pelo académico Liberto Cruz, de "O passado e o presente" do dramaturgo Vicente Sanches; e a publicação das sátiras políticas "O regresso do Conde de Abranhos" de Artur Portela Filho e "Epístola aos Iamitas" de Natália Correia e dos livros de poesia "Sapateia açoriana" de Vitorino Nemésio e "Toda a terra" de Ruy Belo; intercaladas com interior da casa e biblioteca de João Gaspar Simões, busto de Miguel Torga em bronze, e capas dos livros: "Nobilíssima Visão" de Mário Cesariny na Guimarães Editores, obra de Manuel da Fonseca, "Líricas Portuguesas" de Jorge de Sena, "O rosto e as Máscaras", "Os grão-capitães", "Contos, "Amores da cadela pura", "Lengua y estilo de Eça de Queiroz: apendice", "Contos e histórias de proveito e exemplo", "O passado e o presente", "O regresso do Conde de Abranhos", "Epístola aos Iamitas", "Sapateia açoriana", e "Toda a terra"; estátua do dramaturgo António José da Silva da autoria do escultor José Simões de Almeida (Sobrinho). 17m03: José Augusto França, historiador de Arte e docente universitário, fala sobre os editores e faz o balanço editorial português no campo do ensaio e da história da cultura, mencionando as seguintes as obras: "Borges Carneiro e a teoria do Estado liberal" de Zília Osório de Castro, "Henrique Nogueira e a conjuntura portuguesa de meados do século XIX" de José Esteves Pereira, "Os conflitos ideológicos no século XIX: o problema pautal" de Maria Manuela Tavares Ribeiro, "Teoria da Liberdade no período 1820-1823" de Jaime Raposo Costa, "Diário da Guerra Civil" de Sá da Bandeira coligidas por José Manuel Tengarrinha, "Perspectivas do século XIX" de Victor de Sá, "Estruturas da antiga sociedade portuguesa" de Vitorino Magalhães Godinho, "Condições económicas da revolução de 1820" de Julião Soares de Azevedo, obras completas de Rocha Peixoto, "Decadentismo e Simbolismo na Poesia Portuguesa", "Portugueses somos" de Joel Serrão, "Ao contrário de Penélope" de Jacinto do Prado Coelho, "Correia da Serra, ambassadeur du Portugal auprès des États Unis" de Léon Bourdon, "Actas: O papel das áreas regionais na formação histórica de Portugal", "Inventário artístico de Évora" de Túlio Espanca, "Estimativa da população portuguesa em 1640" e "Os Itinerários de D. João II" de Joaquim Veríssimo Serrão, "Um caso de luta pelo poder e a sua interpretação n´Os Lusíadas" de Jorge Borges de Macedo, "Erasmismo e a Inquisição em Portugal" de José Sebastião da Silva Dias, "Études portugaises" de J. S. Révah, "Documentos para a História de Portugal" publicados pela Fundação Calouste Gulbenkian, "Humanismo e diplomacia: a correspondência entre Francisco José Maria de Brito e Frei Manuel do Cenáculo" de Nuno Dapiás de Alcochete, "Lendas da Índia" de Gaspar Correia, "Descrição analítica da estátua equestre de D. José I" de Joaquim Machado de Castro, edição facsimilada do número segundo da revista "Orpheu", "Pequeno tratado de encenação" de António Pedro; intercalada com capas dos livros: "Diário da Guerra Civil", "Decadentismo e Simbolismo na Poesia Portuguesa", "Ao contrário de Penélope", "Lendas da Índia", e da edição facsimilada do número segundo da revista "Orpheu". 23m39: Capa de "O labirinto do pintor e ensaísta Lima de Freitas; pintor disserta sobre a noção de cultura e a sua relação com o tempo, e o papel ingrato do criador de cultura destinado a lançar sementes que os poderes e o público não cuidam; intercalado com desenhos e pinturas do artista.

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