António Costa Pinto e e Richard Zimler

00:58:49

Jornalista Paula Moura Pinheiro entrevista António Costa Pinto,investigador do Instituto de Ciências Sociais em Lisboa e Richard Zimler, escritor, sobre a relação entre arte e política no século XX.

  • Nome do Programa: António Costa Pinto e e Richard Zimler
  • Nome da série: Câmara Clara I
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, António Costa Pinto, Richard Zimler
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Realizador: Teotónio Bernardo.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Capa dos livros "Entre o passado e o futuro: oito exercícios sobre o pensamento político" de Hannah Arendt, "O essencial sobre Fernando Lopes-Graça" de Mário Vieira de Carvalho, do DVD "Shostakovich against Stalin: the war Symphonies" de Larry Weinstein e o livro "Os ditadores: a Alemanha de Hitler e a Rússia de Estaline" de Richard Overy. 04m12: Capa dos livros "Portugal Contemporâneo" e "Os camisas azuis" de António Costa Pinto; capa dos livros "O último cabalista de Lisboa" e "À procura de sana" de Richard Zimler. 05m23: Imagens de Arquivo a preto e branco: exemplos da instrumentalização da política pela arte no filme de 1936 "Olympia" de Leni Riefenstahl. No Estado Novo, um jornal dizia "O primeiro desportista de Portugal é Salazar"; comemorações do 10 de Junho de 1944, (Dia da raça) na inauguração do Estádio Nacional (Arquitecto Francisco Caldeira Cabral); multidão assiste ao espectáculo. 06m56: Ana Tostões, arquitecta, comenta a construção do Estádio e a semelhança ao estádio nazi de Nuremberga; vista actual do Estádio Nacional; tribuna de honra. Imagem tipo fotográfica de Hitler acompanhado de outras individualidades. Símbolo da Exposição Internacional Alemã em 1937. 08m11: Imagens de Arquivo a preto e branco do Pavilhão Alemão com a águia. (Jornalista: Inês Fonseca Santos) 09m05: António Costa Pinto, comenta as ditaduras associadas ao fascismo ou ao comunismo, e os recursos estéticos de que se serviram, desde a arquitectura às letras. 14m41: Richard Zimler, escritor, interpelado acerca do seu romance "Á procura de Sana", fala das personagens da obra, do seu conteúdo ensombrado pela situação política entre Israel e a Palestina. 18m32: Capa do livro "Homens em tempos sombrios" de Hannah Arendt. 18m58: Imagens de Arquivo a preto e branco, retratadas em palavras no livro "Eichmann em Jerusalém: uma reportagem sobre a banalidade do mal" da filósofa e judia alemã, Hannah Arendt; imagens de tropas alemã nos anos 30; carro de combate; documento de identificação de Hanna Arendt, com fotografia. 20m02: António Araújo, jurista/investigador em filosofia, fala da filósofa, como pensadora que viveu no período do nazismo e do holocausto; pequeno excerto de um texto "The origins of totalitarianism" de Hannah Arendt; capa do livro "A condição humana" de Hannah Arendt; capa do livro "Eichmann em Jerusalém"; fila de judeus a serem conduzidos, por tropas nazis, para dentro de um veículo pesado. 21m33: Miguel Nogueira de Brito,jurista e investigador, comenta o conceito polémico da banalidade do mal, relacionado com o julgamento de Eichmann,a que Hannah Arendt assistiu; imagens a preto e branco de tropas nazis e pessoas sentadas no chão. Jornalista: Inês Fonseca Santos. 23m45: António Costa Pinto, questionado, sobre o carácter mecânico, industrial, burocrático do genocídio praticado pelos nazis, como sinónimo do mal, desenvolve o seu pensamento à volta deste assunto, do totalitarismo e da ideologia política. 29m13: Com a ideia de edição e censura, surge a exposição na Galeria Cristina Guerra "Narizes e orelhas" do norte-americano John Baldessari; planos da exposição, de uma mistura de pintura e fotografia; declarações com legendagem de John Baldessari, artista visual. (Jornalista: Inês Fonseca Santos) 39m44; Excerto da música de "Schostakovitch against Stalin", de Larry Weinstein; vista de São Petesburgo. Imagens de arquivo de Fernando Lopes-Graça, ao piano, acompanhado com coro. 40m48: Mário Vieira de Carvalho, musicólogo, comenta a obra de Lopes Graça e refere que a partir de 1928, há um corte radical com todas as referências nacionalistas e faz a comparação com o músico russo Shostakovich. Imagens da Rússia com a subida de Estaline ao poder e a música de Shostakovich; músico e compositor Shostakovich, ao piano; comboio de passageiros; pessoas a sair do comboio. Comemoração do centenário do compositor Shostakovich. Jornalista: Inês Fonseca Santos. 45m03: Disco "Fernando Lopes-Graça: versão integral para piano" de António Rosado. 48m44: Livros assinalam os 500 anos do massacre dos judeus em Portugal, com comentários de Rui Tavares, historiador; capa dos livros "Portugal e os Judeus" de Jorge Martins, "Os 5000 anos de história e fé do povo judeu" de Martin Gilbert e de "Judeus em Portugal durante a II Guerra Mundial: em fuga de Hitler e do holocausto" de Irene Flunser Pimentel.Jornalista: Elisabete Pato. 56m28: Capa dos livros "Semear na neve" de Maria Filomena Molder, "Nostalgia do absoluto" e "Logocratas" de George Steiner, o "O orientalista" de Tom Reiss e "Mao: a história" desconhecida de Jang Chang e jon Halliday. 57m37: Imagem a preto e branco do falecido compositor,Giorgi Ligeti, com a música do próprio. 58m14: Excerto de sátira dos Gato Fedorento de discurso legendado de Adolf Hitler; bandeiras alusivas ao regime nazi.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .