Evocação de Raul Brandão
Vitorino Nemésio recorda a figura de Raul Brandão, que de todos os escritores portugueses considera aquele com quem teve uma maior intimidade pessoal, e que por essa razão e pela sua humanidade é alvo da sua admiração.
Resumo Analítico
Vitorino Nemésio evoca o escritor Raul Brandão, pela sua humanidade e pela intimidade pessoal que mantiveram; considera-o um homem monótono, o que se reflete na sua obra - monótona, saudosista e angustiante - ; considera a sua literatura para o povo e do povo, ao serviço do povo, que retrata os humilhados, os pobres e oprimidos; e o simbolismo como escola predominante em Portugal.
Termos e condições de utilização
Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .