As Alfândegas do Porto

00:29:47

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado aos dois edifícios das Alfândegas da cidade do Porto, uma datada do século XIV e outra do século XIX, e à sua importância para a história da cidade.

  • Nome do Programa: As Alfândegas do Porto
  • Nome da série: A Alma e a Gente IV
  • Locais: Porto
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d´Almeida e José António Crespo. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Cidade do Porto em dia de inverno; Catedral; estátua equestre de Vímara Peres e gravuras da Idade Média ilustram relato sobre a História de Portugal dessa época; vistas da cidade do Porto, e planos da Sé do Porto e da sua fortaleza (em obras de restauro); interior da Sé. 10m25: José Hermano Saraiva explica a importância das Cruzadas no desenvolvimento comercial da cidade; gravuras das Cruzadas e das viagens marítimas que permitiam as trocas comerciais com o Oriente; planos da fonte na Ribeira, da autoria do escultor José Rodrigues, que indica o local onde os navios que vinham do Norte da Europa para as Cruzadas se abasteciam de água, o que contribuiu para o desenvolvimento da cidade; vistas da zona da Ribeira e gravuras que ilustram o movimento portuário e marítimo à época dos descobrimentos; pintura de tanoeiros durante as Cruzadas; interior da Alfândega Velha em obras de restauro; maqueta da Alfândega à época da sua construção, no Século XIV; gravuras ilustram o movimento alfandegário através das diferentes épocas; mosaico romano restaurado testemunha a passagem da civilização romana por este local; retrato de Dom João I e gravuras da Corte Portuguesa à época; retratos do Infante Dom Henrique que foi baptizado nesta cidade. 25m30: Plano geral da Alfândega Nova em Miragaia, construída no Século XIX, por ordem de Fontes Pereira de Melo; maquetas da Alfândega Velha e da Nova Alfândega; retrato do busto de Fontes Pereira de Melo; interior da Alfândega Nova; biblioteca; espólio do Museu; cofres antigos; fardamentos; bilhetes de identificação; peças relacionadas com contrabando; selos branco; imagem de Nossa Senhora da Atalaia, padroeira das Alfândegas; pintura ilustra a epidemia de peste em Lisboa no início do Século XVI; exterior e interior da Igreja do Montijo com a imagem desta Nossa Senhora.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .