A Biologia do Consumidor
Magazine dedicado ao ambiente, apresentado por Maria Grego, cujo programa é consagrado ao excesso de consumo, ditado pela pressão publicitária sobre o consumidor, pelas estratégias de disposição dos produtos, pela irracionalidade das escolhas dos consumidores e pela obsolescência tecnológica programada. Divulgação da planta "bergénia crassifolia", uma planta vinda da sibéria.
Resumo Analítico
Interior de superfície comercial e respetivos clientes intercaladas com entrevista a Fernando Rodrigues, especialista em neurociência do consumo, Fernanda Santos, da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, sobre o porquê do consumo. Imagens de arquivo; grafismo com análise de publicidade emitida dos quatro canais generalistas; entrevista a Teresa Paiva, investigadora de comportamento do consumidor e marketing no Instituto Politécnico da Guarda; interior de centro comercial. Grafismo com sugestões de como comprar num supermercado, intercalado com declarações de Fernando Rodrigues. Passadeira com lixo; entrevista a Susana Fonseca, da Quercus sobre tipos de embalagens; declarações de Fernanda Santos sobre a relação de qualidade/preço. Excerto do documentário "The Light Bulb Conspirancy" sobre a obsolescência programada da tecnologia; comentários de Susana Fonseca; telemóveis; grafismo com exemplo de consumo de telemóveis; comentários de Fernanda Santos. Declarações de Fernando Santos, Teresa Paiva e Susana Fonseca, sobre como combater o consumo. Bilhete de identidade: A planta "bergénia crassifolia", explicada por António Crespi, do Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Bioíndices: Grafismos sobre a qualidade do ar e o vento e humidade relativa. Agenda.